Friday, March 18, 2016

Morre o mangaká japonês Shigeru Mizuki

Famoso por seus mangás de monstros e fantasmas, ele morreu aos 93 anos
Shigeru Mizuki tinha 93 anos e morreu de falência múltipla dos órgãos | Foto: Reprodução / CP
Shigeru Mizuki tinha 93 anos e morreu de falência múltipla dos órgãos | Foto: Reprodução / CP
  • 0
    Comentários
  •  
  • AFP







O lendário artista de mangá japonês Shigeru Mizuki, famoso por seus fantasmas e monstros inspirados no folclore e seus relatos sobre os horrores da II Guerra Mundial, morreu aos 93 anos. Mizuki, cujo nome verdadeiro era Shigeru Mura, foi hospitalizado no início de novembro, em Tóquio. Nesta segunda-feira, faleceu de falência múltipla de órgãos.
O artista, nascido em Tottori, no oeste do Japão, começou sua carreira como um mangaká após a Segunda Guerra Mundial, durante a qual perdeu o braço esquerdo em um bombardeio americano. Ele alcançou a fama com obras como "Gegege no Kitaro", que mostra a luta do monstro Kitaron com fantasmas e espíritos rivais. 

Seus trabalhos também descreveram as consequências da guerra e da crueldade dos oficiais com os soldados, inspirando-se em suas lembranças. "Os soldados japoneses não eram considerados como humanos. Eles eram tratados pior do que os cavalos", lembrou no último verão (hemisfério norte), em entrevista à AFP. 
A cidade de Sakaiminato que abriga um museu dedicado ao seu trabalho, onde as mais de 100 estátuas de seus personagens atraem milhares de turistas e fãs de todo o país.
 

No comments: