Tuesday, March 15, 2016

Estudantes participam de projeto de Matemática em quadrinhos

Produção do Projeto Matemática HQ (4)













Com o objetivo de desmistificar o estudo da equação, uma educadora do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Natal apostou na criatividade e em estratégia pedagógica, no mínimo, inusitada. Por meio de atividade com livro paradidático, a professora Maria José Garcia Gallo de Lima conseguiu introduzir de uma maneira simples e didática o ensino da matemática em sala de aula. A metodologia aplicada por ela rendeu histórias em quadrinhos, produzidas pelos próprios estudantes.
“Esta foi a saída que encontramos para desmistificar a equação, matéria que eles (educandos) tinham medo. Muitos achavam que era um bicho de sete cabeças. Hoje, eles adoram equação”, revela Maria José.
Para Elizabeth Cocentino, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais da Unidade Educacional, trabalhar história em quadrinhos na disciplina de Matemática foi facilitou a compreensão dos conteúdos matemáticos, por intermédio de uma abordagem interdisciplinar. O que possibilitou o aprofundamento de conhecimentos na linguagem gráfica, oral e escrita.
A proposta surgiu a partir de um livro paradidático de Matemática, que fala de equações. “Trabalhando o paradidático, vi que os meninos gostavam muito de desenhar. E como o paradidático era um livro que tinha uma narrativa (com romance e mistério) e na faixa etária deles (12 anos) resolvi fazer com que eles reproduzissem e construíssem uma história em quadrinho. Eles leram e fizeram o resumo do que entenderam”, disse Maria José.
A produção das histórias em quadrinho foi o último passo do processo de aprendizagem. “Cada grupo tinha que criar sua própria história. E dentro da história eles tinham que encaixar a equação, conceitos, resoluções e metodologia. A educadora diz ter ficado orgulhosa com o desempenho dos educandos nas provas. “Eu tive, numa sala de aula, 13 alunos com nota 10. Numa outra sala, foram dez tirando 10”.
O projeto ‘Matemática – Histórias em Quadrinho’ foi apresentado durante a ExpoMarista, evento científico-cultural da unidade, realizado no mês de outubro. E a iniciativa inspirou a professora a desenvolver outra atividade extra-classe: ‘Cubos Mágicos’. Trata-se de uma produção matemática realizada em sala de aula sobre geometria e que culminou com a formação de um grupo teatral. Os educandos apresentaram a peça com cubos mágicos durante os Espetáculos 2015 do Colégio.

No comments: