Wednesday, March 16, 2016

COMO FAZER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ)


Resultado de imagem para Quadrinista
Uma postagem simples de Como fazer uma história em quadrinhos (HQ), espero que gostem.
   Passos
  1. - Escreva um roteiro.
  2. - Adapte o roteiro para história em quadrinhos, separando cada cena (acontecimentos da história) em tomadas (momentos dessa cena).
  3. - Desenhe um esboço da história (enquadramento), com cada tomada em um quadrinho.
  4. - Crie um gabarito para desenhar sua história (por exemplo: se você quiser desenhar no formato "Mangá", faça o gabarito na proporção 1,0 x 1,5 [ou seja, a altura é uma vez e meia a largura da parte desenhada da página]).
  5. - Coloque esse gabarito debaixo da folha em branco onde você deseja desenhar a página. Esse é o jeito mais fácil de desenhar as suas páginas sempre do mesmo tamanho e formato.
  6. - Para sua página ficar mais "arrumada", faça primeiro o enquadramento à lápis, não esquecendo dos balões (onde fica o texto). Arrume-os na página de acordo com a ordem de leitura (para os ocidentais, do canto superior esquerdo para o canto inferior direito, numa espécie de zigue-zague indo para baixo). Os quadrinhos devem obedecer essa ordem, e não o contrário (assim a sua história será lida na ordem certa da leitura dos quadrinhos).
  7. - Finalize (pode usar canetas de tinta à prova dágua, canetas Nanquim, pena [modo antigo de desenhar com Nanquim] ou até mesmo esferográfica).
  8. - Se quiser, pinte.
  9. - Publique ou mostre para os amigos (afinal, serão os seus leitores que lhe ajudarão a "endireitar" a sua história).
 Dicas

1 - Não conte a sua história para ninguém até terminar de desenhar seus quadrinhos. A empolgação é um fator importante para a realização de uma obra desse tipo. Se você contar sua história, se sentirá parcialmente satisfeito e possivelmente desistirá de fazer a história em quadrinhos.
2 - Não pense muito antes de sair desenhando. Evite fazer toda a quadrinização de uma vez. Prefira ir desenhando as páginas numa média aceitável (mais ou menos de uma a quatro por dia). Isso tornará o processo de realização da sua história em quadrinhos mais benéfico e divertido, uma vez que ao final de cada dia você verá algumas páginas finalizadas e assim poderá fazer as alterações que desejar antes de ter todo pronto (quando seria então tarde demais para fazer alterações importantes).
3 - Acima de tudo, termine o que começou.

       Importante
  1. Fazer uma história em quadrinhos é cansativo e toma tempo. Pense bem antes de começar, para não se arrepender depois.

No comments: