Thursday, August 20, 2015

Luanda Cartoon ressalta talento dos cartoonistas nacionais e estrangeiros


Luanda - O cartoonista português João Mascarenhas afirmou, em Luanda, que os trabalhos da 10ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada (BD) e Animação ressaltam do talento dos criadores angolanos e estrangeiros.

Para João Mascarenhas, participante do referido festival, que falava à Angop, afirmou que as obras em exposição têm qualidade para serem presentes em eventos internacionais de BD.
João Mascarenhas ressalta a dedicação do Estúdio Olindomar na dinamização deste evento de BD em Angola, porquanto tem propiciado o surgimento de novos talentos.
Disse, por outro lado, que a BD em Portugal é ensinada em escolas de nível básico onde se aprende a gramática própria deste tipo de arte, pois não basta apenas saber desenhar e escrever.
“ Existem cursos superiores ao nível da BD, por exemplo, na Universidade do Minho, bem como existem muitas escolas de arte de nível intermédio e não universitário que incluem banda desenhada nos seus curricula”, salientou.
Horácio da Mesquita, Olímpio de Sousa, Lindomar de Sousa, Vavá, Carlos Alves, Altino Chindele, Júlio Pinto, Tché Gourgel, Abílio Pinto, Casimiro Pedro e Nelo Tulumba fazem parte do conjunto de cartoonistas nacionais participantes na 10ª edição do Luanda Cartoon.
Além de João Mascarenhas, o cartoonista francês Patrick Imbert também participa deste evento de carácter internacional.
As primeiras três edições do Luanda Cartoon foram feitas em 2005, trimestralmente, mais tarde o evento ganhou periodicidade anual.

No comments: