Tuesday, May 19, 2015


 Será realizada no período de 17 a 22 de outubro, no Centro de Convenções. A FLIQ vem somar-se à Feira do Livro de Mossoró, Feira do Livro do Seridó e a Jornada Literária de Macau. São eventos anuais já consolidados e que têm como objetivo maior estimular à leitura e difundir a produção literária. A expectativa da FLIQ é atrair um público superior a 60 mil pessoas.


Serão seis dias de inúmeras atrações para o público. A programação é extensa e variada, repleta de oficinas (16 em HQ e 2 em animação); mesas diárias de debate e bate papos com autores locais e nacionais, desenhistas e ilustradores; leituras de obras; café literário; lançamento de livros e ainda espaço para sebos, livreiros e editoras. Haverá ainda espaço para os cosplayers (pessoas que se vestem e agem como personagens de HQ), jogos de RPG e os Festivais de Animação (categoria estudante e livre) e o de História em Quadrinhos, com premiações e apresentação das obras vencedoras.


“Estamos apostando muito na Feira de Livros e Quadrinhos de Natal. O último grande evento literário que aconteceu na capital foi a Bienal, em 2007”, afirmou o jornalista Osni Damásio, um dos Coordenadores do Circuito Potiguar do Livro. Ele destacou também a participação dos alunos das escolas públicas. “ Nas edições anteriores das Feiras do Livro de Mossoró e Caicó, o Governo do Estado participou com o Cheque Livro. Já estamos negociando com o Governo. A expectativa é que no Circuito sejam atendidas 718 escolas, beneficiando com a compra de livros 310 mil alunos e 13 mil professores “, afirmou Osni.

Em sua 7ª edição e já consolidada como o maior evento literário do Estado e um dos principais do Nordeste brasileiro, a Feira do Livro de Mossoró cresceu muito desde sua primeira edição, em 2005. Na Feira acontece os Prêmios de Literatura de Cordel e o de Contos, ambos com o objetivo de incentivar a autoria de obras literárias e o surgimento de talentos entre a população do RN, cada qual na sua categoria literária. Ainda com o mesmo mote, a feira aproxima os leitores de consagrados autores locais e nacionais, através de uma rica programação de bate-papos e palestras. A edição deste ano vai acontecer de 09 a 14 de agosto, na Estação das Artes.


Já a 3ª edição a Feira do Livro do Seridó acontecerá no mês de setembro e visa disseminar a cultura do livro para os sete municípios desta importante região do Rio Grande do Norte. Com aproximadamente 20 mil visitantes por edição, a Feira do Livro do Seridó é uma iniciativa que colabora de forma efetiva na formação de milhares de crianças em idade escolar e na inclusão cultural de centenas de pessoas, que se encontram distante dos grandes centros culturais do país.
A II Jornada Literária de Macau está marcada para os dias 9 e 10 de novembro. A primeira edição superou todas as expectativas dos participantes, convidados e organizadores. Fonte: Tribuna do Norte. Visto no site: http://zinebrasil.wordpress.com/

No comments: