Monday, April 20, 2015

Projeto no DF ensina a arte em quadrinhos

Oficinas já atenderam cerca de 200 pessoas em três anos de existência do projeto
Oficinas já atenderam cerca de 200 pessoas em três anos de existência do projeto

As aulas são semanais e ministradas por professores no Ponto de Cultura 100 Dimensões, no Riacho Fundo II

Tamanho da Fonte    Kátia Oliveira
koliveira@jornalcoletivo.com.br
  Redação Jornal Coletivo
A comunidade do Distrito Federal e Entorno podem participar do projeto Reciclando em Quadrinhos, que realiza oficinas gratuitas de Desenho e História em Quadrinhos para crianças, jovens e adultos. As aulas serão semanais e  ministradas no Ponto de Cultura 100 Dimensão, no Riacho Fundo II. A oficina será entre 3 de fevereiro e 10 de maio, das 14 às 18h. As inscrições vão até sábado (29), na sede do Ponto de Cultura (QN 16 - Conjunto 5 - Lote 2, Riacho Fundo II). Serão disponibilizadas, inicialmente, 40 vagas, número que pode ser ampliado conforme a demanda. O material será fornecido aos participantes.

Com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a oficina é ministrada pelo artista e quadrinista Henrique Siqueira, coordenador do projeto, que chegou a expor os seus trabalhos no exterior. O projeto é realizado com o propósito de promover a interação dos jovens e participantes da comunidade com o mundo da reciclagem. Ao final do curso, os desenhos desenvolvidos pelos participantes da oficina serão usados para a confecção de uma revista. “Ao longo da oficina vamos desenvolver técnicas de desenho, quadrinhos, storyboard, roteiro e arte final”, explicou o coordenador.


Siqueira acredita que esse projeto ajuda principalmente os jovens a se tornarem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, além de abrir a mente para a escrita e leitura. “Eles vão criar as suas próprias histórias e para isso terão que pesquisar e trabalhar com textos. Os trabalhos serão direcionados para a reciclagem e todos terão uma conscientização com relação à reciclagem de lixo. O espaço Ponto de Cultura possui um projeto voltado para a reciclagem. Os alunos poderão ver como é feito todo o procedimento para transformar o processo em histórias em quadrinhos".

O que é a proposta

Com três anos de existência, o Gama foi a primeira cidade a receber o Reciclando em Quadrinhos que já atendeu cerca de 200 pessoas. Henrique Siqueira conta que pretende expandir a ideia para outras localidades. “A iniciativa é minha e neste ano decidi atender a comunidade do Riacho Fundo”, disse.

No comments: