Tuesday, April 21, 2015

Chargista acreano lança quarto livro sobre lendas amazônicas

Artista coleciona quatro obras sobre lendas da Amazônia  (Foto: Ernilsom Amorim/Arquivo pessoal )

Artista coleciona quatro obras sobre lendas da Amazônia (Foto: Ernilsom Amorim/Arquivo pessoal )


O lançamento será neste sábado (11), às 19h, no Sesc Centro. 
'Sempre fui de família simples, a sobrevivência vinha da arte', diz. 

Tácita MunizDo G1 AC

Autor de três livros infantis que destacam as lendas amazônicas de forma criativa, Enilson Amorim, de 39 anos, se prepara para o lançamento da sua quarta obra, 'O Canto do Uirapuru'. O lançamento será neste sábado (11), no Sesc Centro em Rio Branco. O artista, que começou sua carreira como retratista, é autoditada e também já lançou uma animação em 2D, 'Mapinguari, a Lenda', que leva o nome do seu primeiro livro, lançado em 2009.
Em 'O Canto do Uirapuru', o autor conta a história de um índio que se apaixona pela filha de um seringalista (donos de seringais). De acordo com ele, a tentativa é de regionalizar a história e fortalecer a cultura acreana. "Na lenda original, é contada a história do amor de um índio por uma índia, mas para que ficasse mais regional, resolvi usar a figura do seringalista, que é bem forte no nosso estado", explica.
"Sempre fui de família simples, a sobrevivência era a arte. Entrei na redação de um jornal aos 17 anos para ser chargista, e todos diziam que meus traços nos desenhos eram muito infantis. E como a redação de um jornal é uma escola, aprendi muitas coisas, entre elas, a escrita. Então, sempre cultivei a ideia de quando sair do jornal, iria escrever para o público infantil", conta.



Autoditada e de família simples, o artista conta que aos 10 anos fazia gibis para distribuir no bairro onde morava e aos 14, virou retratista. Ia em bares e outros locais públicos para reproduzir rostos que por ali passavam.
E a ideia deu certo. Além do novo lançamento, o artista já publicou três livros: 'Mapinguari, a Lenda', 'Abelardo e o Curupira' e 'Clarinha e o Boto', todos com a temática focada nas lendas da Amazônia. Além disso, o seu livro sobre o Mapinguari virou uma animação em 2014 e foi selecionado pelo Sesc Amazônia das Artes para ser exibido em 11 estados Brasileiros no mês de maio de 2015.


"Primeiro curta totalmente produzido no Acre que vai ser exibidos nesses estados", diz orgulhoso.

No comments: