Friday, March 27, 2015

Riscos da automedicação é tema de exposição em quadrinhos em Bauru

Evento está aberto à população até o dia 20 de setembro. 
Pesquisa aponta que 20% dos brasileiros usam remédios sem indicação.

Do G1 Bauru e Marília
Quadrinhos expõe os riscos da automedicação em Bauru  (Foto: divulgação/ Shopping Boulevard)Quadrinhos expõe os riscos da automedicação em Bauru (Foto: divulgação/ Shopping Boulevard)
Uma exposição em quadrinhos, aberta à população até 20 de setembro em Bauru (SP), alerta sobre os riscos da automedicação. O evento faz parte da comemoração do Dia do Farmacêutico e tem o objetivo de incentivar o uso racional dos medicamentos.

A iniciativa é gratuita e integra a campanha nacional que percorre os principais shoppings do país com objetivo de mobilizar e conscientizar mais de 50 milhões de brasileiros. A mostra é composta por painéis de madeira de dois metros de altura que mostram charges explicativas sobre os riscos do uso de medicamentos sem prescrição médica.

O projeto disponibiliza dados inéditos de pesquisas sobre o tema, charges nas mídias sociais e exposições de peças exclusivas. “A mostra tem o cunho estritamente social e acadêmico de orientar e conscientizar a população sobre o uso racional de medicamentos. Os riscos da automedicação, em muitos casos, levam o paciente à morte”, conta o Marcus Vinicius Andrade, diretor de pesquisas do Instituto de Ciências e Tecnologia da Qualidade em Bauru e Região.

Riscos
Dados de pesquisa realizada pelo instituto revela que 20% dos brasileiros têm o hábito de consumir medicamentos de tarja preta ou vermelha sem a orientação de um farmacêutico ou médico. A prática de automedicação está crescendo e é um hábito perigoso que atinge 76,4% da população do país.  Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa, segundo dados do Ministério da Saúde.

Serviço
A exposição é realizada em um dos shoppings da cidade. O endereço é Rua General Marcondes Salgado, 11-39.

No comments: