Friday, March 27, 2015

Retomando as atividades, Projeto Viva Mãe Luiza realiza oficina de quadrinhos

IMG-20140725-WA0004
Aureliano Medeiros deu início a oficina de quadrinhos


Após a realização das Oficinas de Audiovisual em Mãe Luiza, conduzidas pelo Coletivo Caboré Audiovisual contando com o apoio do Viva Mãe Luiza, multiplicadores, equipe e colaboradores se reuniram na última quarta-feira [23] para retomar as oficinas do projeto Viva Mãe Luiza e planejamento das atividades para o segundo semestre.
Iniciando a reunião, foi solicitado que os jovens fizessem uma avaliação das ações realizadas no primeiro semestre, além de fazer proposições para os próximos meses. Foi bem avaliado a realização do flashmob na praia dos artistas, a Mostra de Saúde e Cultura e as Oficinas de Audiovisual, além das oficinas de saúde, dança e teatro ministradas pelos facilitadores do projeto. Como sugestões, os jovens demonstraram interesse em realizar mais intervenções para prevenção nas escolas do bairro, aumentar a carga horária de encontros semanais e ressaltaram a importância do cuidado para o fortalecimento do grupo.
Em seguida, o quadrinista e colaborador Aureliano Medeiros deu inicio a sensibilização da oficina de Quadrinhos, que será realizada nos dias 30 de julho, 4 e 6 de agosto. Na oficina, foi ressaltado que o objetivo é que cada multiplicador veja nos quadrinhos um meio para contar histórias, não sendo necessário saber desenhar.
Finalizando o encontro, o coordenador do projeto, Juciano Lacerda, explicou aos presentes que, findo o financiamento do Ministério da Saúde, será conduzida uma Avaliação Participativa do projeto Viva Mãe Luiza, que deverá contar com o envolvimento de multiplicadores, parceiros, poder público e diversos outros atores que tiveram ligados ao projeto, desde 2011. O cronograma de encontros para avaliação participativa será em breve anunciado.

Multiplicadores produzem tirinha sobre prevenção

Ao longo do mês de agosto, os multiplicadores do projeto Viva Mãe Luiza participaram deoficinas de quadrinhos, ministradas por Aureliano Medeiros. Na ocasião, os jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre o processo de criação de histórias em quadrinhos e produziram algumas tirinhas coletivamente. Uma delas foi publicada na edição de agosto do jornal comunitário “Fala Mãe Luiza”, abordando a história de um jovem que passa por diversas dificuldades por não ter preservativo na hora da relação sexual.
Confira a produção dos alunos:
digitalizar0003 - Cópia

No comments: