Wednesday, October 29, 2014

 Pop Art e a ironia sobre dos padrões
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Agora que os alunos já discutiram as questões relacionadas à cultura e aos padrões culturais, é hora de introduzir a Pop Art utilizando dois de seus maiores ícones, Andy Warhol e Roy Lichtenstein.


Andy Warhol tinha como uma de suas características utilizar imagens da indústria cultural em suas pinturas e serigrafias, equiparando o valor significante da imagem ao da própria pessoa, ou seja, a imagem de Marilyn é tão importante quanto a própria Marilyn.
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Marilyn Monroe – Símbolo da indústria cultural norte-americana:http://1.bp.blogspot.com/_bifc1XRvQic/Sbzq2Qyd2gI/AAAAAAAAABg/PTwQvi1WLYo/s320/marilyn_andy_warhol.jpg
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Roy Lichtenstein utilizava a linguagem das histórias em quadrinhos (pontos da impressão, traços fortes, personagens padronizados), mas fazia isso com a técnica de pintura mais tradicional: óleo sobre tela. Era uma maneira de ironizar a própria pintura e o papel do artista nessa nova sociedade.

Imagens extraídas de quadrinhos, mas transpostas para a tela com tinta óleo: http://designrn.files.wordpress.com/2009/03/2.jpg
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A ironia do artista em representar uma pincelada expressionista por meio da linguagem de impressão industrial, mas usando a técnica de óleo sobre tela:http://www.thecityreview.com/f06cco1p.jpg
Atenção Professor! A abordagem do tema deve ser com base nas discussões sobre cultura elaboradas na aula anterior, já que a Pop Art foi um movimento iniciado na Europa, mas que teve seu terreno mais fértil nos EUA. O principal objetivo dos artistas era a contestação dos padrões culturais das décadas de 1950 e 1960.
Após a explanação sobre o momento histórico e sobre os artistas que compuseram o movimento da Pop Art, o professor lançará a proposta de os alunos, em duplas, prepararem um texto crítico sobre a Pop Art. Pode ser sobre um artista em especial ou sobre o movimento todo. Para escrever o texto os alunos usarão a ferramenta Google Docs e publicarão os textos no blog.
Para criar textos colaborativos utilizando o Google Docs sugerimos o tutorial: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNt YmNkZg&hl=pt_BR
Atenção Professor! Reserve parte da aula 2 e a aula 3 para a produção do texto. Para isso reserve o laboratório de informática para 3 dias, pois na aula 4 será feita a apresentação dos textos pelas duplas e a avaliação coletiva.

Catarse

Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou em sua visão crítica sobre a mídia e sua influência sobre nosso comportamento.

Prática social final do conteúdo

Os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com a produção do texto crítico com o uso da ferramenta Google Docs, bem como a repercussão dos textos críticos junto aos colegas.
Recursos Educacionais
NOMETIPO
MeowAnimação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação
O professor deverá avaliar:
  • Produções dos estudantes
  • Comprometimento com a pesquisa sobre os artistas
  • Participação e envolvimento com o grupo de trabalho para elaboração do texto
  • Participação do aluno durante as discussões
  • Interesse na discussão dos textos dos demais grupos
  • Respeito às datas de entrega
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14520

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