Friday, August 29, 2014

Quadrinista  produz oito 




histórias por dia 






Armando Vitor transforma o dia a dia em histórias em quadrinhos.
Neste dia 30 é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinho.

Do G1 RR
Comente agora
Armando Vitor coleciona revistas da Turma da Mônica e prêmios pelos quadrinhos que cria (Foto: Emily Costa/G1)Armando Vitor coleciona revistas da Turma da
Mônica e prêmios pelos quadrinhos que cria
(Foto: Emily Costa/G1)









Indiferente às brincadeiras dos meninos da idade dele, Armando Vitor, de 16 anos, transforma o dia a dia em arte. Ele, que é apaixonado por histórias em quadrinhos, já chegou a produzir até oito tirinhas por dia. Nesta quinta-feira (30), é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinho.
O trabalho do artista faz tanto sucesso entre os leitores que, além de colaborador semanal de um jornal impresso de Boa Vista, ele se prepara para lançar a  própria revista, da Turma da Jurema, de tirinhas feitas no computador.
Armando admite que aos oito anos começou a desenhar se inspirando na própria irmã. “Minhas primeiras histórias eram inspiradas na minha irmã caçula. Eu contava algumas aventuras para a 'Turma da Duda'. Desde então, eu crio histórias de diferentes temas todos os dias. A inspiração para tudo isso vem do dia a dia, às vezes da escola, de conversas que ouço em casa ou algum comentário dito na rua", revelou.
Se o quadrinista começou a desenhar aos oito anos, desde os quatro ele coleciona histórias em quadrinhos. Atualmente, ele tem mais de quinhentas revistas da Turma da Mônica. A coleção está tão grande que mal cabe na prateleira.
Armando também cria histórias inspiradas na própria família (Foto: Emily Costa/G1)Armando também cria histórias inspiradas na
própria família (Foto: Emily Costa/G1)
De olhos atentos, a mãe de Armando acompanha de perto o trabalho dele. Orgulhosa do filho artista, ela conta que tem prazer em mostrar os trabalhos de Armando para os familiares e conhecidos. 
"Quando vejo os trabalhos dele, faço questão de mostrar para os amigos e para a família. Sempre o estimulei dando revistas, papel e caneta de presente. Dá muito orgulho ver como ele transforma tudo isso em arte", contou Roneide Mota.
As HQs
As histórias em quadrinhos surgiram no Brasil no século XIX com um estilo satírico em cartuns, charges e caricaturas. Foi no século XX que elas ganharam espaço nas revistas, em sua maioria influenciadas pelos mercados americano, europeu e japonês. Atualmente, existem inúmeros jornais, revistas e sites especializados nessa arte que encanta crianças, jovens e adultos.
  •  
Armando já fez versões físicas da sua personagem Jurema (Foto: Emily Costa/G1)Armando já fez versões físicas da sua personagem Jurema (Foto: Emily Costa/G1)http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2014/01/quadrinista-de-17-anos-produz-ate-oito-historias-por-dia-em-roraima.html

No comments: