Wednesday, April 9, 2014

Hora de produzir uma história que diverte: a história em quadrinhos

Hora de produzir uma história que diverte: a história em quadrinhos


04/05/2010
Autor e Coautor(es)
 WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
 
Eliana Dias
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINOCOMPONENTE CURRICULARTEMA
Ensino Fundamental FinalLíngua PortuguesaLíngua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental InicialLíngua PortuguesaLíngua escrita: gêneros discursivos
Educação Escolar IndígenaLínguasDesenvolvimento da linguagem escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer levantamento de características físicas e psicológicas para a criação de personagens;
  • fazer levantamento de enredos que possam ser contados pela história em quadrinhos;
  • criar personagens e enredo para a produção da história;
  • produzir uma história em quadrinhos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Os alunos terão de: conhecer o gênero histórias em quadrinhos: constituição e funcionamento (ver aula “O que é história em quadrinhos”);
  • relacionar linguagem verbal e não verbal;
  • conhecer as onomatopeias e o que os diversos tipos de balões podem significar nas HQs;
  • distinguir características físicas (possível perceber pelos sentidos) das não físicas (psicológicas). minimamente saber navegar pela internet (busca de informações).
Estratégias e recursos da aula
  • Atividades em duplas;
  • discussões coletivas;
  • roteiro de estudo;
  • sala de computação com recurso à Internet.     

Aula 1
Atividade 1   

Depois de trabalhado o funcionamento e constituição do gênero HQs com os alunos (ver aula “O que é história em quadrinhos”), esta aula, que deve ser realizada em um laboratório de informática, destina-se à produção de uma HQ. Para isso, a primeira atividade suscitará o desejo dos alunos para a composição da história. O professor dará um exemplo prático aos aprendizes: desenhará rapidamente uma HQ (ideia de Evelyn Heine em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html).

 “1. Primeiro quadrinho: Desenho - Professora na frente da lousa Balão - Oi, classe! Quero que cada um faça uma história em quadrinhos!
2. Segundo quadrinho: Desenho - Todos os alunos sentados em suas carteiras com cara de assustados. Balão geral - OH, NÃÃÃO!
3. Terceiro quadrinho: Desenho - Close de um menino ou menina (você), cara preocupada. Balão - E agora?”  

Depois do desenho, os alunos assistirão o vídeo sobre como criar a HQ: http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo    

Atividade 2   

Feito isso, o professor fará com os alunos um levantamento das personagens das HQs que eles conhecem, evidenciando suas características físicas e psicológicas (dentro do nível de ensino – fundamental inicial). Assim, os alunos, em duplas, responderão a um questionário padrão previamente elaborado sobre personagens de HQs. Poderão consultar a Internet para responder ao questionário. Essa atividade ajudará os alunos a criar seus próprios personagens e as especificidades físicas e comportamentais. Sugestão:


http://www.clipartsegifs.com.br/cliparts/super_herois/super_homem/super_homem_capa_vermelha.jpg 
  • Nome: Super-Homem Características físicas: forte, alto, cabelos curtos, escuros e liso.
  • Vestimentas: macacão azul, botas vermelhas, sunga e capa vermelhas, símbolo estampado no peito.
  • Características da personalidade do personagem: gosta de salvar pessoas inocentes e indefesas de algum perigo. S
  • uperpoder: superforça, supersopro, visão de raio X.

http://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/2009/06/homem-aranha-marvel.jpg 
  • Nome: Homem-Aranha Características físicas: magro, corpo com músculos torneados (força).
  • Vestimentas: macacão azul e vermelho cobrindo inclusive a cabeça, botas vermelhas, símbolo de uma aranha estampado no peito, desenhos de teia pelo macacão.
  • Características da personalidade do personagem: gosta de salvar pessoas inocentes e indefesas de algum perigo (salvador da pátria).
  • Superpoder: soltar teia de aranhas.

http://www.monica.com.br/personag/turma/monica.htm 
  • Nome: Mônica Características físicas: cabelos lisos, baixinha, dentes grandes, gordinha.
  • Vestimentas: vestido vermelho.
  • Características da personalidade do personagem: uma menina forte, decidida, que não leva desaforo pra casa.
  • Superpoder: não tem, mas sempre leva consigo seu coelho azul e aproveita-se dele para bater, principalmente, no Cebolinha.  
  
http://www.monica.com.br/personag/turma/cebolinh.htm   
  • Nome: Cebolinha Características físicas: cabelos espetados, gordinho.
  • Vestimentas: camiseta verde, short preto, sapato com meias brancas.
  • Características da personalidade do personagem: um menino feliz, que gosta de brincar.
  • Superpoder: não tem.      

 Atividade 3   

Depois de buscar por personagens conhecidos nas HQs, os alunos elaborarão seus próprios personagens. Estes podem ser desenhados ou ainda criados no computador com a ajuda de programas como o Paint ou outros mais específicos (o professor, se quiser, poderá promover uma aula conjunta com o professor de artes ou informática).  

Atividade 4  

Criados os personagens, os alunos serão incitados a pensar em um enredo para a história; criarão um roteiro. Esse roteiro direcionará toda a criação, desde a escolha dos quadrinhos até a escolha dos cenários, cores.
Importante: o professor deve relembrar as características do gênero HQs com os alunos, a fim de que os roteiros adequem-se ao que é comum ou regular nas HQs.   Sugestões de roteiro:
  • Flor que agradece a vida;
  • dia de chuva para a turma;
  • o arco-íris e o rapto do pote de ouro;
  • a menina atrevida; atrapalhadas na escola;
  • dia de festa;
  • teatralizando um conto;
  • jantando em família;
  • etc.   
Para ver mais roteiros e buscar ideias os alunos podem acessar:
 http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm
http://www2.uol.com.br/ecokids/hq.htm     

Aula 2
Atividade 1   

Decidido o roteiro, chegou o momento de definir quantos quadrinhos a história terá. Veja:


Disponível em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html    

Atividade 2   

Em seguida, os alunos definirão os tipos de balões que comporão os quadrinhos e acrescentarão as onomatopeias.


Disponível em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html     

Atividade 3   

Chegou o momento de o aluno juntar tudo o que produziu e fazer uma primeira versão da HQ. Ele terá a oportunidade de corrigir problemas e adequar a história.  

Atividade 4   

Para ajudar o aluno a descobrir se falta alguma coisa, o professor indicará os links:
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html 
http://www.cacapavasite.com.br/Espa%E7o%20Galerinha/criandohq.htm 
http://meninocaranguejo.com/blog/?cat=164 (neste site, os alunos verão as etapas da criação de uma HQ).      
Nestes endereços, o aluno encontrará sugestões de como criar uma HQ. Assim, ele poderá refazer ou redimensionar a própria história criada.  

Aula 3
Atividade   

Nesta aula, os alunos darão o retoque final na HQ. Depois de terminadas as revisões, chegou o momento de publicá-la. O professor deve organizar, durante o recreio, o lançamento das HQs. Os alunos contarão aos colegas as etapas e processos pelos quais passou até a versão final da história produzida.  

Aula 4
Atividade   

Os alunos poderão exercitar-se novamente na elaboração de histórias. Mas de um jeito diferente: o professor levará os alunos para o laboratório e acessará o link:
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Privado/Login.aspx?ReturnUrl=%2fPrivado%2fEditorQuadrinhos.aspx



Fará com cada aluno sua inscrição e ajudará a sala a produzir por intermédio da Turma da Mônica, uma HQ utilizando as ferramentas já disponíveis no site.
Recursos Complementares
Avaliação
Ao longo das aulas, o aluno será avaliado conforme sua dedicação e participação na proposta de criação de uma HQ. O importante é que ele consiga cumprir cada etapa: criação do personagem; do enredo; do roteiro; fazer as revisões e ajustes necessários. A avaliação final consistirá na produção da última versão da HQs. Se o aluno conseguiu produzir uma HQ, ele compreendeu o gênero, sua constituição e funcionamento.

Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19210

No comments: