Monday, December 2, 2013


'Vale Comics' reúne fãs da cultura 



pop 




em São José dos Campos, SP


Destaque de evento será o concurso de cosplays neste domingo (17).
Estandes reúnem artistas e comerciantes, além de exposições.

Suellen FernandesDo G1 Vale do Paraíba e Região
1 comentário
Vale Comics São José dos Campos (Foto: Suellen Fernandes/G1)Desfile de cosplays deve ser destaque da programaçãp deste domingo (17). (Foto: Suellen Fernandes/G1)
Os fãs de cultura pop estão reunidos neste fim de semana em São José dos Campos (SP) no 'Vale Comics'. O evento, que pretende atrair em dois dias 2.500 pessoas, reúne temas como mangás, animes, cinema, games e cultura japonesa. O destaque da feira será um concurso de 'cosplays' - que vai escolher a melhor caracterização de personagem neste domingo (17).
A 2ª edição do Vale Comics acontece no Colégio Nossa Senhora Aparecida, no centro, e, além de reunir o público interessado no assunto, conta com 12 estandes para a venda de produtos - o que inclui camisetas, souvenirs e itens ligados à cultura pop. Shows, exposição e oficinas também fazem parte da programação.

Os amigos Michel Ronie dos Santos, de 22 anos e a atendente de farmácia Patrícia Costa da Silva, de 26 anos, estiveram no evento na tarde deste sábado (16), respectivamente fantasiados de Kung Lao e Jade, personagens do game Mortal Kombat.
Para ela, esse foi um momento de diversão. "Gosto do jogo, da personagem e mandei fazer essa fantasia de Jade para poder participar. Ser cosplay é algo diferente, que exige mais que a caracterização, mas a performance também", disse Patrícia ao G1.

Michel contou ainda que eles fazem parte de  um grupo de 'combatentes' que costumam se reunir em festas, parques e em trabalhos filantrópicos como cosplays. "Fazemos isso para sair da rotina. O mais legal é que acabamos fazendo amigos, interagindo com novas pessoas, já que pedimos e damos dicas sobre as fantasias", afirmou.
Vale Comics São José dos Campos (Foto: Suellen Fernandes/G1)Jogadores de RPG recrutam novos participantes
para o jogo. (Foto: Suellen Fernandes/G1)
O organizador do evento, Mauro Donizete de Oliveira, contou que neste domingo devem estar reunidos um número maior de cosplays no local. "Eles vão desfilar e no júri que vai escolher o vencedor estará a campeã mundial de cosplay, uma jovem de Campinas que venceu o concurso no Japão", disse. O desfile começa às 14h30.

RPG
Um grupo de jogadores de RPG, que em português são os jogos de interpretação de personagens que assumem papéis e criam narrativas, também esteve no local para recrutar novos participantes. O grupo costuma se reunir uma vez ao mês no Parque da Cidade, na zona norte.

Um dos membros do grupo chamado 'combatentes', é o professor Alberto Chechter, de 22 anos. "Cada um de nós veio aqui caracterizado com o seu personagem para recrutar pessoas para participarem. O RPG é bom para pessoas de qualquer idade porque é uma maneira de desenvolver a critividade e o improviso", afirmou Schechter.
Star Wars e exposições
Uma das salas de maior destaque nesta edição da Vale Comics é a exposição de relíquias da série Star Wars. Com cerca de 300 itens expostos, o dono da coleção, Paulo Sérgio da Fonseca Monteiro, de 47 anos, contou ao G1 sobre sua paixão - ele reúne em sua casa 5 mil itens dos filmes, todos importados.

"Gosto desde criança e é só uma exposição mesmo, tem item aqui que é relíquia, não tem preço mesmo, são peças exclusivas. Na minha casa, a coleção ocupa quatro cômodos e eu estou fazendo outros dois. Venho nestes eventos pelo prazer de compartilhar com o público coisas que só eu tenho", afirmou.

A jovem desenhista Luíza Dora dos Reis Oliveira, de 18 anos, aproveitou o evento para mostrar seu talento como desenhista. Ela expôs os mangás que faz e reuniu curiosos em torno do seu estande. "A maioria vem perguntar se eu dou curso de desenho, minha idade, se é um trabalho difícil", contou. Ela afirmou que pretende seguir carreira como manga-ka - desenhista de mangás.
Serviço
O Colégio Nossa Senhora Aparecida fica na  Rua Coronel José Monteiro, 621, no centro, próximo ao cemitério Padre Rodolfo. A entrada custa R$ 20 para estudantes e, para os demais, o mesmo valor acrescido de 1 quilo de alimento não perecível. O evento acontece das 11h às 18h30.
  •  
Vale Comics São José dos Campos (Foto: Suellen Fernandes/G1)Paulo Sérgio da Fonseca com o robô R2D2, ítem da sua coleção de 5 mil ítens da série Star Wars, que tem parte em exposição na Vale Comics. (Foto: Suellen Fernandes/G1)
 Fonte:

No comments: