Monday, December 9, 2013


A origem do desenho


6 de agosto de 2013
A origem do desenho começou basicamente com a história do homem. Os homens primitivos deixavam gravadas pinturas rupestres nas paredes das cavernas. Muitos deles expressavam simplicidade, outros complexidade, mas todos eles se comunicavam, antes mesmo da existência da escrita, os desenhos facilitavam a comunicação entre os primitivos.

Os homens das cavernas desenhavam cenas do quotidiano, como as caças e pescas. Retratavam a fé, amores e símbolos ainda não desvendados. São relíquias e uma forma de documentos, pois ajudam muito nos estudos da antropologia, sociologia, Ciencias, entre outras modalidades de ensino.
Ao longo do tempo surgiram os desenhos geométricos, formas, traços mais definidos e expressões. Descobriu-se o desenho como uma forma de linguagem, a não verbal que é a de imagens, ou comunicação visual.
A partir daí, depois de longos anos, surgiu o papel, inventado por chineses. Antes do papel eram utilizados diversos tipos de materiais para reprodução como blocos de barro ou argila, couro, tecido, folhas de palmeira e muitos outros processos que nos tempos de hoje já não se usam mais.
Os primeiros utensílios usados para o desenho foi nada mais nada menos que os próprios dedos, seguidos de objetos como pedaços de madeira e ossos. As Tintas que se utilizava naquela época eram obtidas através de osso molhado em tinta vegetal extraídas de seivas de árvores e misturas. Já no século XVIII, Lewis E. W inventou a caneta tinteiro, precursora das esferográficas. E da mesma forma que os instrumentos utilizados naquela época evoluíam, o desenho também evoluía.
Em 1890 surge a primeira revista em quadrinhos semanal da historia, Comic Cuts, graças ao magnata londrino Alfred Harmsworth, mais tarde Lord Northcliffe marcando o inicio da nova era. Após a primeira guerra mundial as caricaturas e as charges se popularizaram e passaram a ser usadas com mais frequência.
Na década de 90 pra cá o desenho teve uma evolução muito grande, na qual surgiram varias modalidades como os cartoons, desenhos técnicos, desenhos artísticos, mangás, grafite e muitos outros que estão aí cada vez mais interessantes e mais evoluídos. Atualmente já existe um material mais elaborado, projetado para a produção e criação do desenho, seja ele artístico ou não.

Você também pode gostar de ver:


Fonte:

No comments: