Saturday, November 30, 2013


Quem curte passar o dia rabiscando, pode ser um quadrinista

Mais tarde, você precisa definir o seu próprio traço, diz o ilustrador brasileiro Mike Deodato

TextoLudmilla Balduino
Você ama desenhar? Então pode ser que tenha vocação para ser quadrinista – o profissional que é pago para desenhar histórias em quadrinhos. Caio Herique Toste Soares, de 12 anos, e João de Castro Prandini, de 13 anos, são feras no desenho, mas ainda não trabalham como quadrinistas. Ainda. Cada um tem um estilo: o Caio ama histórias de super-heróis e criou vários personagens, como o Solar e o Trovão. O João não curte muito histórias de heróis. Então, fez o Superchato – um herói diferente dos outros: ele é atrapalhado, mas no fim, salva o dia.

Sonho de quadrinista
João e Caio querem muito trabalhar como quadrinistas, e ambos têm o mesmo sonho: publicar um livro reunindo suas histórias. É por isso que os dois guardam as suas melhores ilustrações como se fossem tesouros. João já tem uma caixa cheia de desenhos, acumulados desde quando começou a desenhar. Caio geralmente ganha um caderno por mês, e cada folha é dedicada a um personagem diferente que ele inventa na hora. Imagine a quantidade de heróis que ele já criou. Uma verdadeira liga de justiceiros!
DICAS DO HERÓI
O ilustrador brasileiro Mike Deodato trabalha para a Marvel há 17 anos e já desenhou o Wolverine, o Thor, o Batman... Ele dá dicas para quem quer ser quadrinista:

  • Copie muito, mas defina o seu próprio traço depois.
  • Entre em contato com desenhistas, participando de feiras de HQs que acontecem pelo Brasil.
  • Crie um blog para mostrar seus desenhos.


VIDA (PRECOCE) DE ILUSTRADOR

Ele só tem 15 anos e já é profissional. João Montanaro faz charges e quadrinhos para dois grandes jornais no Brasil. Tudo começou quando ele tinha 7 anos, época em que via o Bob Esponja na TV e fazia quadrinhos baseados nas histórias da Fenda do Biquíni.
Depois, foi a eventos de quadrinhos no Brasil e fez amizade com alguns desenhistas famosos. Isso abriu as portas para ele entrar na profissão. E o sonho não acabou! João quer desenhar para a RECREIO (onde ele buscou inspiração para suas primeiras tirinhas)!

Fonte:

No comments: