Thursday, November 28, 2013


Projeto de escola tem como base o Gibi do TCE-MT


A Escola Municipal Guiomar Maria da Silva também é responsável pela criação do “Cantinho da Transparência”

TCE/MT
O Tribunal de Contas de Mato Grosso, através do TCEstudantil, recebeu nesta terça-feira (26.11), a visita de 35 alunos do ensino fundamental da Escola Guiomar Maria da Silva, do município de Poxoréu, que está desenvolvendo o Projeto “Uma Lição de Cidadania na Escola”, tendo como base o Gibi do TCE-MT. O projeto, de iniciativa própria, foi lançado no dia 24 de maio e o TCE-MT esteve representando pela Secretaria de Articulação Institucional (SAI).

O Projeto “Uma Lição de Cidadania na Escola”, consiste em aplicar o conteúdo do Gibi em toda a grade curricular do 9º Ano (matemática, português, história, geografia, artes, ciências, inglês, filosofia, etc), trabalhando a transversalidade das matérias e relacionando-as com a importância de acompanhar a gestão pública. Essa é a prova de que o Gibi é uma ferramenta que pode ser usada em sala de aula e integrar de forma transversal as disciplinas escolares.

Este projeto recebeu o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo, que viram a oportunidade de formação de novos cidadãos preocupados com legitimação das políticas públicas, transparência das ações e aperfeiçoamento da gestão pública. Também entendem que é uma forma de aproximar os alunos das instituições e de motivá-los a exercer o controle social.

A visita ao TCE-MT é a oportunidade dos alunos entenderem na prática o que estão aprendendo com as atividades desenvolvidas em sala de aula. Além de ser uma das ações de encerramento do Projeto “Uma Lição de Cidadania na Escola”.

A estudante da 9ª série Maria Clara Souza Borges disse que aprendeu bastante com a visita. “Eu vi de perto como o TCE fiscaliza o nosso dinheiro e como os gestores aplicam estes recursos.” O aluno João Júlio de Almeida Silva, também da 9ª série, ressaltou que a visita acrescentou mais experiência e conhecimento ao que aprendeu em sala de aula. “Agora, já posso incentivar minha família e meus colegas para saberem como são aplicados os impostos pagos por nossos pais.”

A Escola Municipal Guiomar Maria da Silva também é responsável pela criação do “Cantinho da Transparência”, onde são expostos as suas prestações de contas para avaliação da comunidade em geral. Esse espaço é inspirado no Gibi do TCE-MT e num trabalho já realizado por outra unidade escolar.

Essa história teve início em 2011 com uma auditoria por amostragem que o TCE-MT realizou no Município de Poxoréu. Em visita a uma escola (já extinta) uma auditora visualizou um espaço denominado “Cantinho da Transparência”, onde o Gibi estava exposto juntamente com a prestação de contas daquela Escola. O fato foi narrado para a Secretaria de Articulação Institucional que se inteirou melhor do assunto.

Segundo a diretora da Escola, Marcia Menezes Ribeiro de Lima, o “Cantinho da Transparência” foi criado a partir do recebimento do Gibi do TCE-MT em 2009 e com base no seu conteúdo, a Escola desenvolveu a prestação de contas e publicou para conhecimento da comunidade. Infelizmente essa escola foi extinta, mas o projeto não. A diretora Graciela Souza assumiu o cargo de Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e levou a ideia para outras escolas de Poxoréu.

Ao saber do interesse do TCE-MT, a coordenadora Pedagógica propôs a implantação de uma ação mais ampla. Em abril de 2013, em reunião na SAI, uma equipe da Secretaria de Educação do Município de Poxoréu apresentou o Projeto “Uma Lição de Cidadania na Escola” e propôs parceria com o Tribunal.

Nesse caso, a Secretaria se comprometia a trabalhar o Gibi nas escolas. Já o Tribunal de Contas de Mato Grosso teria a responsabilidade de enviar 200 exemplares do Gibi, dar suporte (ônibus e alimentação) para a visita na Instituição, bem como fazer palestra na Escola, capacitar professores sobre o teor do Gibi, acompanhar as ações realizadas e medir os resultados obtidos.

Acreditamos que o Projeto Uma Lição de Cidadania na Escola seja a evidência de que o Gibi do TCE-MT é uma importante ferramenta dialógica com a juventude e de conteúdo pedagógico. Assim como, representa o comprometimento e a determinação do Tribunal de Contas em aproximar-se da sociedade, contribuindo significativamente no aperfeiçoamento democrático do Brasil e no fortalecimento da Instituição como “Instrumento de Cidadania”, disse a secretaria de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo.

Ressaltamos ainda que não conhecemos a existência de experiências semelhantes a essa em nenhum Tribunal de Contas do Brasil, onde alunos estudam o controle social da gestão pública, a partir de uma publicação lúdica do controle externo.

O Gibi do TCE-MT existe desde 2003 e teve mais de 85 mil exemplares distribuídos para várias regiões do Estado e do Brasil. Além de impresso e em DVD, o seu texto foi transformado em desenho animado e legendado em inglês, espanhol e libras - linguagem de sinais. O Gibi está disponibilizado, na integra, no site do TCE-MT (www.tce.mt.gov.br), no espaço Publicações Institucionais.


• LÍNGUA PORTUGUESA – Desenvolveu um Concurso de Redação sobre o tema “Cidadania”

• ARTES – Vão fazer um Teatro sobre o gibi

• INGLÊS – Confeccionou um Jogo de Memória com vocabulários retirados do Gibi do TCE-MT

• GEOGRAFIA - Visita ao poder legislativo para conhecer o local, o que os vereadores fazem e como realizam suas funções. Os parlamentares foram até a escola fazer palestra sobre prestação de contas.

• HISTÓRIA – Desenvolveram um estudo sobre o Tribunal de Contas enquanto instituição pública e aprenderam a função, missão e o papel do TCE perante a sociedade.

 MATEMÁTICA – Criaram uma cidade e fizeram a sua prestação de contas. Também acompanharam a prestação de contas da Escola e do Município.

Fonte:

No comments: