Saturday, November 16, 2013

MAIOR ACERVO DE QUADRINHOS E CARTUNS FICA EM OHIO

Universidade de Ohio inaugurou no dia 09/11, um prédio de 2.800 metros quadrados para abrigar sua coleção sobre quadrinhos e cartuns.


Segundo a universidade, é o maior acervo do mundo sobre o tema. A coleção é formada por mais de 300 mil tiras publicadas em vários jornais do mundo, mais de 45 mil livros sobre o assunto, 29 mil quadrinhos e 2.400 caixa com manuscritos, correspondências e documentos pessoais de vários artistas.
Juli Slemmons mostra página do quadrinho ‘Calvin’ de Bill Watterson, que faz parte do acervo do Billy Ireland Cartoon Library and Museum da universidade de Ohio (Foto: Tony Dejak/AP).
O acervo foi rebatizado como Billy Ireland Cartoon Library and Museum, em homenagem ao ex editor de cartuns do jornal Columbus Dispatch, também de Ohio. A família de Billy Ireland doou boa parte do dinheiro para o projeto.
O acervo do museu tem mais de 300 mil tiras originais, 45 mil livros sobre o tema, 29 mil quadrinhos e 2.400 caixas de manuscritos, correspondências e outros documentos pessoais dos artistas (Foto: Tony Dejak/AP).
O acervo começou em 1977, quando o artista Milton Caniff, autor de ’Steve Canyon’, doou para a Universidade de Ohio todo seu acervo. Ele, que teve suas tiras publicadas no Estado na década de 1950, queria que todo o seu trabalho fosse mantido na universidade onde se formou.
Em seguida começou a incitar seus amigos a fazerem o mesmo. A coleção começou ocupando duas salas do departamento de jornalismo da universidade.
Quadrinho ‘Pogo’ de Walt Kelly (Foto: Tony Dejak/AP).
Com informações da AP.
Fonte:

No comments: