Wednesday, November 27, 2013


Como Fazer Quadrinhos - Transformando a Idéia em Desenho

Esta é a continuidade do post Como Fazer Quadrinhos - Estruturando a IdéiaDemos uma pincelada em como podemos organizar uma ideia para que ela se torne uma história em quadrinhos dividindo em 3 atos. Vamos dar mais uma pincela, só que agora sobre o desenho.


É comum ouvir a frase "Ele tem o dom do desenho" ou "ele tem talento pra desenhar". A verdade é que toda pessoa sabe desenhar, toda pessoa tem a capacidade de desenhar. A prova disso é a escrita. Ela nada mais é que um conjunto de desenhos usados para registrar a língua falada. Para cada som da língua falada, se usa um símbolo que é desenhado. Então, sim, você sabe desenhar. Talvez ainda não desenhe outras coisas além de letras (algo conhecido como escrever), mas isso é simplesmente a questão de prática. Você fala inglês tão bem quanto pratica, você escreve tão bem quanto pratica, você lê tão bem quanto pratica e desenha tão bem quanto pratica. Mesmo os famosos "bonecos palito" são uma forma de desenho. Se você evoluir esse boneco palito, ele pode acabar se transformando em um desenho complexo e realista.



No post anterior eu falei que ninguém constrói uma casa sem saber se ela vai ter um ou dois andares. Isso também é válido para o desenho. Faz muito bem você desenhar por desenhar, rabiscar por rabiscar, assim como escrever por escrever, com total liberdade e sem compromisso, mas lembre-se que o nosso foco aqui é a  produção de HQs, então tenha uma ideia mínima de como é aquilo que você está desenhando. De preferência já esteja com sua história estruturada e seus personagens imaginados (não achei termo melhor, mas é isso mesmo).


Estilos e Estrutura de Corpo


Existem muitas técnicas pra fazer desenho. Nem acho que seja possível descrever todas elas aqui ou mesmo em um grande livro, até porque a arte é uma coisa tão livre que novas maneiras são criadas e reinventadas todos os dias. O que vou comentar aqui é a técnica que eu uso, assim como muitos outros desenhistas. Hoje em dia temos muitos estilos de quadrinhos, cada um com seus próprios padrões, mas todos eles começam pelo mesmo princípio: a estrutura de corpo.
A estrutura  de corpo funciona como esqueleto personagem. Lembram da metáfora da construção da casa? A estrutura de corpo é o que sustenta o desenho e colabora na construção visual do personagem. É como se essa estrutura fossem os ossos do desenho e o desenho em si, o design do rosto, as roupas, fossem a "carne" que vai ser preenchida depois. Eu gostaria de poder dizer todas as funções dela, mas são inúmeras, então vou dizer pra quê a utilizo. No meu caso, uso a estrutura para definir tamanho do personagem, espaço que ele vai ocupar em cena, tamanho dele em relação a outros personagens e cenário etc Ela também harmoniza o desenho. Em que sentido? Não deixa um braço maior que outro, não deixa os olhos altos demais, não deixa o desenho ficar desproporcional. Abaixo, alguns exemplos de estrutura de corpo.







Observe que todas essas estruturas são formas geométricas organizadas. Através dela você dá forma ao corpo antes de partir para os detalhes que vão definir seu desenho. Resta a você saber em que estilo vai encaixar seus personagens para saber que estrutura usar.



- O quadrinho de super herói tem a estética realista, com olhos, nariz, boca, enfim, a anatomia, muito próxima ou idêntica ao que vemos nas ruas normalmente. Isso varia do artista. Gosto de citar sempre o Alex Ross por seu realismo quase fotográfico. 






- O Mangá preza a estilização, com seus olhos grandes para dar ênfase as expressões, narizes e bocas pequenos e traços simplificados, às vezes apenas aparecendo como uma pequena sombra sugerindo que estão ali.




- O Cartum talvez seja o mais estilizado. Olhos e narizes grandes e  corpos simplificados. É o tipo de desenho mais assimilado pela mídia, principalmente quando são usados pra ilustrar algum protesto ou ideal em forma de charge ou tirinha. Geralmente utilizam poucos traços e formas diferenciadas, como cabeças retangulares etc.

- Há ainda outros estilos que são mais realistas que o Mangá, por exemplo, e mais estilizados que o quadrinho comum de super herói. É muito comum entre os quadrinistas autorais, principalmente em nossas terras.


Só existem esses tipos de desenho para quadrinhos? Nem de longe, mas os citei porque são os estilos que são mais vistos e mais geram produtos. Você pode inclusive criar seu próprio estilo, mas geralmente os desenhistas começam se encaixando em um desses. Por que isso é tão importante? Porque isso padroniza o seu desenho, o que acaba facilitando sua"venda".

Já fiz um post rápido sobre como desenhar cabeças. Dê uma lida e assista ao vídeo para entender melhor:
Tutorial Rápido: Como Desenhar Mangá - 01

Pra não alongar mais o post, vou colocar alguns vídeos com exemplos sobre como desenhar. Pesquise material de referência na internet e pratique muito. Abaixo tem alguns exemplos de estruturas.


















Fonte:

No comments: