Sunday, July 7, 2013

Fórum de Quadrinhos do Ceará

Diário do Nordeste, Zoeira, Zona Otaku

Espaço para quadrinhos

O Shopping Benfica e o Fórum de Quadrinhos do Ceará organizaram uma programação, com direito a espaço voltado para a considerada nona arte
É sábado, dia 11 de agosto, e pessoas das mais diversas idades andam por entre as mesas do espaço dedicado exclusivamente para os amantes das histórias em quadrinhos.





































































































Exposições, workshops e banca de vendas fazem parte da programação do evento Fotos: Amanda Alboino
Fruto dos esforços do Shopping Benfica e do Fórum de Quadrinhos do Ceará, o espaço da "Oficina de Desenhos" possui banca de vendas de gibis locais, exposições e oficinas com profissionais da área.

Diego José, 32, quadrinista integrante do Fórum de Quadrinhos e criador da HQ Oigo, aprova totalmente a iniciativa. "A coordenação do shopping sempre procura fazer mostras sobre cultura e arte. Agora nós estamos aqui divulgando nosso trabalho. É uma maneira muito importante de reconhecer que os quadrinhos também são cultura", afirma.

Rodrigo Lima, 23 anos, também mostrou-se entusiasmado com as oficinas promovidas no espaço. "Eu gosto bastante de HQ, e essa é uma oportunidade bem acessível de aprender um pouco mais sobre essa arte que vem sendo valorizada aos poucos", enfatiza o jovem.

O ilustrador freelancer Kaléo Mendes, de 25 anos, apresenta a oficina de desenho de mangá e super-heróis e diz estar surpreso com a receptividade de quem passa pelo shopping. "A visitação e as inscrições para as oficinas estão acima das expectativas. É muito bacana ver essas as pessoas participando", afirma Kaléo.

Além das oficinas
A Banca do Brasil, onde são vendidos alguns quadrinhos cearenses, é um espaço interessante para quem quer conhecer mais do trabalho independente produzido aqui. "Liz", "Comando V", "Oigo" nº1 e "A Espetacular Arte de Desenhar Quadrinhos" são alguns dos títulos que podem ser encontrados por lá.



















Banca do Brasil com venda de quadrinhos cearenses

"No Ceará, os artistas não têm canais de vendas, de divulgação, de distribuição para o seu material. Uma forma importante de escoar e mostrar o trabalho dos quadrinistas cearenses é em iniciativas como essa", diz Ronaldo Barreto, 26, integrante do blog "Quadrinhos em Questão" e entusiasta da nona arte.

Para tornar os trabalhos mais conhecidos, algumas parcerias peculiares chegam a ser formadas. "O coletivo ´Fora do Eixo´, especializado em produção independente, ajuda a divulgar as HQ´s. A ´Panela Rock´, produtora musical independente, chega a vender alguns dos exemplares nos shows promovidos por ela", conclui Ronaldo.

A programação da exposição continua até o dia 26 deste mês. Antes disso, no dia 25 de agosto, o quadrinista e professor de desenho Daniel Brandão estará no evento para autografar exemplares do seu livro "Liz", compilação de tiras cômicas cuja protagonista é sua filha.

Neste mesmo dia, Kaléo Mendes apresentará novamente sua oficina de mangá e super-heróis. A inscrição para o workshop é um 1kg de alimento a ser entregue na hora. As vagas são limitadas.


































Maxwell Duarte, presente ao evento, mostrou um pouco de suas habilidades Foto: PJ Brandão

Programação
Dia 25 de agosto

16h - Oficina Desenho Mangá, com Kaléo Mendes

18h - Pintura infantil

18h - Autógrafos com Daniel Brandão, autor das tiras "Liz".

Para participar da oficina é necessário doar 1kg de alimento. As vagas são limitadas.

Mais informações
Oficina de Desenhos

A exposição de quadrinhos do Fórum de Quadrinhos do Ceará vai até o dia 26 de agosto, no Shopping Benfica. A última oficina e sessão de autógrafos acontecerá no dia 25.


Fonte:
http://www.shoppingbenfica.com.br/benfica/imprensa/3258/diario-do-nordeste-zoeira-zona-otaku

No comments: