Thursday, June 13, 2013

Desenhista: ILA FOX

Mas afinal, quem é esta "ILA FOX"??

Bom, antes de tudo tenho que dizer que meu nome é ILA! Não é apelido ou abreviação, é meu nome mesmo! hehe.

Nasci em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo. Todos dizem que fui um bebê tranqüilo. Chorava pouco, dormia muito. Vai ver desde aquela época que eu gostava de sonhar acordada...

pequena ila com sua mamadeira e travesseirinho em santa cruz do rio pardo, 1986
Pequena Ila meditando com sua mamadeira e travesseirinho - 1986

Na infância não foi muito diferente não. Nas reuniões do colégio as professoras estavam sempre pegando no meu pé por viver no "mundo da lua". Meus cadernos e livros daquela época eram cheios de desenhos. Eu desenhava até nas provas!

Mas acho que foi na adolescência que eu me superei. Ao invés de ser uma rebelde sem causa igual a todos, eu simplesmente usei toda minha energia para criar!

Entre 1994 e 1998 Minha rotina era ficar enfiada no meu quarto perdida nas minhas ilações, desenhando na minha escrivaninha e escutando música. Foi a época que eu mais produzi. Minhas pastas deste período tem em torno de 350 desenhos cada. Praticamente um desenho para cada dia do ano, nossa! ritmo industrial era pouco!

ila adolescente no seu quarto em santa cruz desenhando na escrivaninha
De óculos-e-aparelho na escrivaninha companheira - 1998

Com o término do colegial começaram algumas cobranças sobre faculdade e trabalho. Passei por um período de depressão que me desanimou bastante nesta época. Mas ainda assim tive animo de conseguir meu primeiro emprego de ilustradora em um jornalzinho e arte finalista numa agencia em Ourinhos. Fatores decisivos nas minhas futuras escolhas profissionais.





Em 2001 saí da casa dos meus pais. Não foi por rebeldia, mas para estudar. Tinha passado no vestibular da faculdade de artes plásticas da UEL em Londrina. Vida nova, tudo novo.

ila desenhando uma laranja na aula de desenho na UEL em Londrina
Na faculdade, desenhando uma laranja - 2002

Me formei em 2005. Para a alegria geral da nação eu consegui um emprego logo em seguida. E depois dele vários outros. Infelizmente todos maçantes e castradores do ponto de vista criativo. Banho de água fria para uma recém formada cheia de expectativas.

Fiquei oito anos morando em Londrina. Pagando minhas contas, lavando minhas roupas e tocando a vida adiante. Desenhei bem pouco neste período. Talvez o peso das responsabilidades do mundo adulto tivessem tirado um pouco da inspiração… Acho que os desenhos mais significativos desta fase obscura foram os do meu estágio no Sesc, onde eu desenhava e pintava cenários para peças teatrais e feiras do livro.

Foi uma época muito angustiante pra mim, pois não me sentia feliz com os rumos da minha vida. Me perguntava onde tinha ido parar aquela Ila cheia de entusiasmo, que amava desenhar. Que exibia orgulhosa sua pasta de desenhos. Que sonhava em ser ilustradora...

ila pintando painel no sesc londrina em 2005
Com a mão na massa, pintando painel para feira do livro - 2005

Em 2007 senti que precisava tomar uma atitude se quisesse mudar minha vida. Dei um basta em tudo que me bloqueava e não me fazia bem. Terminei um namoro capenga, retomei amizades, sai mais, ri mais. Comecei a me cuidar e me valorizar. Fiz uma bela de uma faxina na minha casa e na minha alma. Saí do marasmo que me encontrava e me senti muito bem. E com isso minha imaginação começou a fluir novamente!

Em 2008 conheci o Ricardo (ou Ricbit) que foi meu grande estimulo para voltar a desenhar. Sempre me incentivando e me apoiando. Não foi por menos que em oito meses nos casamos. Me mudei de mala, cuia e gatos para Belo Horizonte em Maio de 2009. E aqui estou eu!

ila em sua escrivaninha em belo horizonte 2013, Ila Fox Studio
Onde provavelmente estou agora - 2013

Hoje trabalho com ilustrações através da internet, atendendo clientes pelo mundo afora. Amo o meu trabalho, e fico feliz de ter a chance de poder fazer parte de um momento importante na vida dos meus clientes!

Fonte:

No comments: