Wednesday, June 26, 2013


APRENDENDO A CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
1.  Escolha o roteiro de uma história.

2.  Adapte o roteiro para história em quadrinhos, separando as sequencias de falas em quadrinhos.
3.  Veja quantos quadrinhos sua história inteira vai ter, tentando  descobrir de quantas páginas você precisará para sua história.
4.  Em seguida escolha a disposição, o formato dos quadrinhos e calcule a quantidade de quadrinhos que será usado em cada página.
5.   Desenhe um esboço da história, colocando cada sequencia de fala em um quadrinho.
6.  Comece sempre pelo texto, depois faça os desenhos. Para não correr o risco de se empolgar com o cenário, os personagens, e depois não  sobrar espaço para os balões no quadrinho, ficando tudo encolhido e ninguém conseguindo ler direito.
7.  Use sempre letra maiúscula no inicio das frases. Capriche bem nas letras para ficarem mais ou menos do mesmo tamanho.  Destaque palavras importantes ou gritos com cores mais fortes ou letra maiúscula.
8.  Escreva as letras antes de fazer o balão em torno delas.
9.  Após distribuir os textos e fazer os balões, faça a ilustração soltando sua criatividade. Qualquer coisa que existe pode virar um personagem de quadrinhos. Mesmo bem simples. Basta um par de olhos, duas pernas ou qualquer característica dos seres humanos. Basta estar de acordo com o assunto que está sendo falado.
10.               Capriche no final da história, pois ele é muito importante. O final deve trazer uma surpresa para surpreender o leitor.



DICAS
Ø Quando souber como será sua história, invente um título para ela. Lembre-se de deixar espaço no início da primeira página;
Ø Evite escolher cenas complicadas demais pra desenhar;
Ø Evite frase muito comprida. Tente eliminar as ideias repetidas ou que não fará falta;
Ø Use os balões adequados com a fala dos personagens;
Ø Faça a lápis primeiro. Assim dá pra mudar algo errado, melhorando o resultado final do texto;
Ø Não conte a sua história para ninguém até terminar de desenhar seus quadrinhos. A empolgação é um fator importante para a realização de uma obra desse tipo. Se você contar sua história, se sentirá parcialmente satisfeito e possivelmente desistirá de fazer a história em quadrinhos;
Ø Publique ou mostre para os amigos. Afinal, serão os seus leitores que lhe ajudarão a "endireitar" a sua história.

Fonte:

No comments: