Thursday, April 11, 2013


Quadrinista japonesa transforma vida de Steve Jobs em mangá




24/03/2013- 10h39

,
O primeiro episódio de uma história em quadrinhos que relata a vida do cofundador da Apple, o americano Steve Jobs –morto em 2011– criada pela desenhista japonesa Mari Yamazaki será lançado  nesta semana no Japão, na revista mensal “Kiss”.
O mangá, como são conhecidas as histórias em quadrinhos japonesas, será uma adaptação oficial da biografia autorizada de Jobs, escrita por Walter Isaacson.
Yamazaki optou por publicar esta história biográfica em quadrinhos na “Kiss”, um mangá orientado para mulheres adultas, uma decisão que alguns meios qualificaram como arriscada.


Mangá conta a trajetória de Steve Jobs; HQ é uma criação da desenhista japonesa Mari Yamazaki e sai na próxima semana, na revista "Kiss"
Mitsuru Sugaya/Efe
Mangá conta a trajetória de Steve Jobs; HQ é uma criação da quadrinista japonesa Mari Yamazaki e estreia na próxima semana
No entanto, Kodansha, a editora da revista, se mostrou convencida que a autora é capaz de fazer com que a vida e a obra de Jobs sejam interessantes para suas leitoras.
Yamazaki teve bastante sucesso com “Termae Romae”, um mangá peculiar que conta a história de um arquiteto romano do século II que viaja, através de um vórtice, ao Japão contemporâneo, e fica maravilhado pela cultura dos balneários japoneses, cujos avanços aplicou depois no design de seus termas.
Apesar de escrever para o mercado japonês, Yamazaki morou por mais de 20 anos na Europa e atualmente vive em Chicago.
O mangá da desenhista não é o primeiro que viaja em torno da figura de Jobs no Japão, onde a marca da maçã sempre despertou enorme devoção.
Em 1984, Mitsuru Sugaya publicou na revista infantil “Kokoro Comic”, um mangá intitulado “A História do Apple II” sobre o bem-sucedido computador de oito bits lançado no mercado em 1977.
Em 2011, Takahiro Ozawa, Asako Seo e Keiichi Matsunaga lançaram uma história em quadrinhos para internet chamada “Steves”, seguindo os passos dos dois fundadores da Apple, Steve Jobs e Steve Wozniak.

No comments: