Saturday, March 30, 2013

Criadores de Elfquest doam os originais para universidade


elfquest
Elfquest, criação de Wendy e Richard Pini, foi a pioneira das histórias em quadrinhos de fantasia independente, publicada na Fantasy Quarterly, em 1978.
Em 2011 a série foi digitalizada e desde então pode ser lida on-line.

Para preservar as páginas originais da série, os Pini resolveram doá-las às Bibliotecas da Universidade de Colúmbia, que já receberam os arquivos de Chris Claremont, um vasto material histórico do Batman de Jerry Robinson e os materiais de pesquisa levantados pelo escritor Larry Tye quando escreveu uma história do Superman.

Desde 2005, a bibliotecária Karen Green vem organizando as coleções de quadrinhos das referidas bibliotecas e isso inspirou pesquisas acadêmicas e cursos especiais, como The American Graphic Novel, um curso co-ministrado por Jeremy Dauber, professor da Universidade de Colúmbia, e Paul Levitz, ex-presidente da DC Comics.

Os arquivos de Elfquest chegarão às Bibliotecas da Universidade de Colúmbia em várias etapas. Primeiro virá o conjunto completo de toda a série publicada em quadrinhos, depois um conjunto completo de todos os livros e coleções de Elfquest, e por fim todas as páginas originais que compõem as 20 edições da primeira saga “The Original Quest” (1978-1984).
Também serão doados a arte original de uma adaptação animada não realizada de Stormbringer, um romance de fantasia de Michael Moorcock; a adaptação de The Masque of the Red Death em formato graphic novel; cópias de cada edição das graphic novel de Elfquest; esboços de roteiros; fanzines criados pelos Pinis em conjunto com seus fãs; correspondências, contratos e registros legais; e o projeto para o cosplay da Red Sonja, feito por Wendy Pini.
A Universidade de Colúmbia tem 22 bibliotecas e está  entre os cinco principais sistemas de pesquisa bibliotecária acadêmica na América do Norte. As coleções incluem mais de 11 milhões de volumes, mais de 150 mil revistas e publicações em série, bem como extensos recursos eletrônicos, manuscritos, livros raros, mapas e gráficos e materiais audio-visuais.
Fonte:

No comments: