Wednesday, November 28, 2012

quadrinistas, leitores, colecionadores, entusiastas e pesquisadores de quadrinhos finlandeses




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dedos exigentes

obra de Karri Laitinen

Enquanto isso, na Finlandia, dedos congelados folheiam os mais de 1200 exemplares de livros de histórias em quadrinhos armazenados na Universidade de Helsinki – mais especificamente na coleção especial reunida pela Sociedade Finlandesa de Quadrinhos.

Como se não bastasse um acervo enorme de literatura, a instituição reserva um espaço considerável para disponibilizar revistas estrangeiras (Bélgica, Suécia, Espanha, Itália, Inglaterra, Polônia e Estados Unidos), quadrinhos independentes finlandeses, livros didáticos que tratam de ilustração e desenho e recortes de jornais sobre quadrinhos da década de 70 – totalizando 80 metros lineares de documentação textual.


A The Finnish Comics Society, fundada em 1971, é uma associação de aproximadamente 800 membros, entre quadrinistas, leitores, colecionadores, entusiastas e pesquisadores de quadrinhos finlandeses. O objetivo do órgão é trazer maior reconhecimento e respeito para as histórias em quadrinhos, popularizando e promovendo uma leitura mais crítica da arte seqüencial. Desde sua criação, a associação estimula a produção de quadrinhos com oferecimento de cursos e entrega de prêmios, principalmente no anual Helsinki Comics Festival, que já teve a participação de monstros como Will Eisner, Enki Bilal, Adrian Tomine, Joe Sacco, Lewis Trondheim e Moebius.

Fonte:
http://www.vaiemboranuvem.com.br/page/17

No comments: