Friday, November 9, 2012

LANÇAMENTO DO HQ MONSTROS!
MONSTROS!


Por Milena Azevedo, editora do PortalGHQ




Editora: Quadrinhos na Cia. - Edição especial

Preço: R$ 34,50


Número de páginas: 80
Data de lançamento: Outubro de 2012

Autor: Gustavo Duarte (roteiro e arte).




Sinopse



Três monstros surgem do mar para invadir a cidade de Santos, no litoral de São Paulo. Como em todo bom filme do Godzilla, eles aparecem misteriosamente, sem aviso e com apenas uma ideia: se alimentar da população local.




Mas cada cidade tem seu herói para uma situação dessas, e com Santos não poderia ser diferente. O rival dos monstros será o velho Pinô, dono de bar, pescador e famoso contador de histórias. Um sujeito simples, sem muitas surpresas na vida. Ou não.




Positivo/Negativo



Quanto mais domínio técnico um artista tem, mais seu trabalho aparenta ser simples.




A cada trabalho publicado, Gustavo Duarte dá um novo passo para atingir o nível máximo de complexidade e amadurecimento na narrativa visual (especialmente por usar quadrinhos sem texto), alcançado por poucos nomes, como: J. Carlos (Lamparina), Masashi Tanaka (Gon) e a dupla Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo (Ken Parker).








Após lançar três quadrinhos de forma independente - os premiados Có!, Taxi e Birds -, Gustavo aceitou o desafio de ser publicado formalmente por uma editora. Assim nasceu Monstros!



O álbum traz uma história de pescador às avessas e presta homenagem aos filmes e seriados japoneses, em especial Godzilla e Spectreman, na qual um lagarto, um polvo e uma tartaruga gigantes "brotam" do oceano para tocar o terror na cidade de Santos.



Pinô, um simpático e idoso dono de bar, não se conforma em perder seus clientes para aquelas abominações e, tal qual Roy Scheider, em Tubarão, arregaça as mangas para encarar os bichos e salvar a cidade.



Gustavo consegue prender a atenção do leitor com seu traço caricato e sua narrativa fluida, repleta de referências à cultura pop, como: Snoopy e Mr. Magoo (desenhos animados), Neymar e Ganso (futebol), Ajinomoto e cervejas Malt 90 e Antarctica (propaganda), e aos músicos Roger Moreira (Ultraje a Rigor), Bi Ribeiro (Paralamas do Sucesso ), Flea (Red Hot Chili Peppers) e Adam MCA Yauch (cofundador dos Beastie Boys, falecido em maio de 2012). Além das auto-homenagens às suas três HQs anteriores.



Há também referências indiretas, como o arpão amarrado a um dos tentáculos do polvo gigante, que remete ao Nautilus, de 20.000 léguas submarinas, de Júlio Verne, e que parece vai render um spin-off contando como o polvo conseguiu arrancá-lo.



Além disso, Gustavo trabalha muito bem os pontos de virada da trama, mostrando um excelente domínio da narrativa, sempre colocando cada um dos monstros em três momentos diferentes (ataque inicial, segundo ataque e confronto com Pinô), misturando ação, comédia e suspense de forma ímpar.



Outro ponto a ser destacado é o projeto gráfico, que, mesmo contando com a equipe da Quadrinhos na Cia., foi assinado pelo próprio Gustavo, criando, assim, uma identidade para suas publicações (a diferença é que Monstros! saiu do monocromático característico, inserindo um tom verde acinzentado em alguns detalhes das páginas).



Agora, Gustavo provou que sabe desenvolver uma história longa sem perder fôlego e nem ritmo, mantendo o costume de guardar uma boa surpresa para o final.



Classificação:



  Fonte: http://universohq.com/quadrinhos/2012/review_Monstros.cfm

No comments: