Friday, November 2, 2012

História em Quadrinhos: produzindo falas e reconhecendo balões





Autor Josina Augusta Tavares Teixeira

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Coautor(es)

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema

Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar falas para os quadrinhos, observando as características de um texto de histórias em quadrinhos: a pontuação, a ortografia, os recursos de onomatopéias etc




Compreender as diferenças dos diversos balões existentes nas histórias em quadrinhos.


Duração das atividades

1 aula e meia (aproximadamente 80 min) Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá estar imerso no processo de aquisição da leitura e da escrita. Estratégias e recursos da aula

*Apresentar aos alunos vários balõezinhos no retroprojetor, recordando o significado de cada um.



*Explicar que cada balão representa uma determinada expressão ou sentimento, pois existem balões de fala, de pensamento, de raiva, de susto e assim por diante.



*Deixar que as crianças verbalizem seus conhecimentos sobre os tipos de balões utilizados nas histórias em quadrinhos.



*Colocar no quadro-negro vários cartões com diferentes tipos de balões.



*Em seguida, inventar algumas pequenas histórias orais. Os alunos deverão descobrir qual o balão mais adequado para expressar os sentimentos dos personagens e criar falas para os balões escolhidos.




Exemplos:



- Mônica estava passeando no parque quando viu Cebolinha amarrando as orelhas de seu coelho. Qual seria o balão que representaria o sentimento da Mônica? (Um balão de raiva). O que ela pode estar falando? E o que Cebolinha vai responder?



- A mãe de Magali comprou uma caixa de bombons e deu para o seu marido. Qual seria o balão que você escolheria? O que Outras opçôes de histórias poderâo ser sugeridas pelos próprios alunos.



* Apresentar outros balões com falas e pedir que verbalizem, oralmente, o que pode ter acontecido na história em quadrinhos de onde foram retirados os balões.



* Após as atividades orais, pedir que observem a história abaixo (atividade 1) e, individualmente, inventem falas de acordo com o balão.







* Para a atividade 2 a sugestão é realizar a seguinte brincadeira:



Adivinhe qual é.



A sala será dividida em dois grupos.



A professora sorteará um número na chamada e pedirá que o aluno sorteado desenhe um balão solicitado e/ou responda qual é o balão apresentado.



Realizar värias vezes a atividade e vencerá o grupo que reconhecer mais balões.



* Atividade 3 : ligar cada balão ao que ele representa.






Avaliação

Será avaliado nessa aula se os alunos demonstraram interesse em participar oralmente das atividades, envolvendo-se com o gênero proposto.



A primeira atividade será corrigida individualmente pela professora e devolvida aos alunos para que façam uma autocorreção.



Na segunda atividade será avaliado se os alunos conseguem identificar os balões. A professora fará uma correção oral, orientando-os para que confiram seus trabalhos e corrijam o que não acertaram.


Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6799

No comments: