Sunday, October 21, 2012

Quadrinhos são apenas quadrinhos? Tem certeza?


Publicado em maio 29, 2010 por IASD








Na edição americana da revista Superman (acima), desenhada pelos brasileiros Marcelo Campos e Ivan Reis vimos o personagem GOG lutando contra o homem de aço. Sabem de onde vem este nome: “GOG”?



Vem da Bíblia!




(Ezequiel 38:3-22) - E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, [...] Virás, pois, do teu lugar, do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento, e exército poderoso, E subirás contra o meu povo Israel, [...] Nos últimos dias sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que os gentios me conheçam a mim, quando eu me houver santificado em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos. Sucederá, porém, naquele dia, no dia em que vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor DEUS, que a minha indignação subirá à minha face. E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele.




GOG em Ingles ou Gogue em Português simboliza multidões que virão contra Israel (povo de Deus, não judeus literais) no fim dos tempos. Sabemos que não se refere apenas ao tempo da volta de Jesus, mas mil anos após:




(Apocalipse 20:7-9) – E, acabando-se os mil anos, Satanás [...] sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.



Quando quadrinhos pegam um termo bíblico e o transformam em um personagem fictício, sabemos que quadrinhos não são apenas quadrinhos. São histórias com dimensões espirituais. O problema é que a extrema maioria dos leitores de quadrinhos nada sabem sobre isso.



Os escritores, porém, não são inocentes. Sabem que Gog é um vilão bíblico, tanto que criaram um vilão para o Superman. Sabem que este vilão vem de profecias apocalípticas. Nos quadrinhos GOG vem de um futuro apocalíptico alternativo. É um viajante do espaço-tempo.












(Ezequiel 38:3-22) - E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, [...] Virás, pois, do teu lugar, do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento, e exército poderoso, E subirás contra o meu povo Israel, [...] Nos últimos dias sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que os gentios me conheçam a mim, quando eu me houver santificado em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos. Sucederá, porém, naquele dia, no dia em que vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor DEUS, que a minha indignação subirá à minha face. E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele.



GOG em Ingles ou Gogue em Português simboliza multidões que virão contra Israel (povo de Deus, não judeus literais) no fim dos tempos. Sabemos que não se refere apenas ao tempo da volta de Jesus, mas mil anos após:



(Apocalipse 20:7-9) – E, acabando-se os mil anos, Satanás [...] sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.



Quando quadrinhos pegam um termo bíblico e o transformam em um personagem fictício, sabemos que quadrinhos não são apenas quadrinhos. São histórias com dimensões espirituais. O problema é que a extrema maioria dos leitores de quadrinhos nada sabem sobre isso.



Os escritores, porém, não são inocentes. Sabem que Gog é um vilão bíblico, tanto que criaram um vilão para o Superman. Sabem que este vilão vem de profecias apocalípticas. Nos quadrinhos GOG vem de um futuro apocalíptico alternativo. É um viajante do espaço-tempo.

Fonte:


http://adventismoemfoco.wordpress.com/2010/05/29/quadrinhos-sao-apenas-quadrinhos-tem-certeza/







No comments: