Saturday, October 20, 2012

Curso de História em Quadrinhos




Este curso de História em Quadrinhos (HQ) foi elaborado por profissionais de roteiro, desenho, arte-final e cor que atuam no mercado nacional e estrangeiro, todos professores da Quanta.A Quanta realmente é a melhor escola de desenho do Brasil, por isso este blog recomenda seus cursos. Veja mais informações:










O aluno vai conhecer todas as etapas da produção de uma história em quadrinhos e seus vários formatos: história das HQs, roteiro, narrativa, linguagem (balão, requadro, calha, onomatopéias), anatomia para HQs, perspectiva narrativa, estilização, arte-final, composição, colorização, criação de personagem, definição de universo, letreiramento, projetos, tiras, gêneros (super-heróis, quadrinho adulto, infantil, humor, aventura, publicitário e institucional), estudo de mercado, técnicas e processos criativos.









Ao final do curso de HQ, o aluno estará apto a atuar no mercado editorial (jornais, livros infantis, juvenis e revistas) e publicitário (storyboards, campanhas publicitárias).




O curso de histórias em quadrinhos foi formatado em matérias (ou módulos) com duração de, no máximo, 3 semanas, independentes de uma ordem cronológica. Isso possibilita ao aluno ingressar no curso a qualquer momento, desde que seja no início de uma matéria.

Por exemplo, digamos que o aluno inicie seu curso na matéria (ou módulo) 7 e o curso tenha 12 módulos. Ele avança pelo curso indo até o módulo 12 e continua normalmente a partir da matéria 1 até a matéria 6, quando completa o ciclo e conclui o curso, recebendo o certificado.




O curso de História em Quadrinhos tem duração de 1 ano letivo com 4 horas de aula por semana, podendo optar em fazê-lo às segundas e quartas-feiras, ou às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã, tarde ou noite, ou aos sábados, pela manhã ou à tarde.



Por ser um curso de especialização, é necessário que o aluno já tenha feito um curso de Desenho anteriormente.









Ao término deste curso de história em quadrinhos, o aluno poderá fazer o curso Histórias em Quadrinhos Avançado, onde aprofundará ainda mais o conteúdo visto anteriormente, além de ter contato com novas técnicas de narrativa, perspectiva narrativa, gêneros, climas, estruturas e composição. O conteúdo programático também simula situações reais do mercado editorial, levando o aluno a criar personagens direcionados para um público determinado, adequação de gênero ao mercado e quadrinho autoral, dando a ele ainda mais experiência na área em que pretende atuar.










Matérias









Elementos de Linguagem Narrativa – Requadro e Calha.

Anatomia Realista – Naturalismo, Realismo, Estilizado.

Anatomia Realista – Gêneros.

Anatomia Realista – Anatomia Masculina e Feminina.

Anatomia Realista – Expressões Faciais, Corporal, Músculos, Membros, Dinâmica.

Roteiro – Storyline, Modos Narrativos, Personagens, Universo, Linguagem Formal, Estilos e Gêneros Narrativos, Equilíbrio, Timing, Controle de Narrativa.

Perspectiva Aplicada.

História das Histórias em Quadrinhos.

Linguagem Seqüencial – Movimentos de Câmera, Transposição de outras mídias, Relações, Storyboard, Seqüencialidade, Técnicas de Timing.

Luz e Sombra – Uso Narrativo, Luz e Sombra Emocional.

Composição – Design de Página, Quadro, Cena, Adequação Narrativa.

Arte-Final – Tradicional, Tratamentos Especiais, Técnicas Mistas.

Tiras – Estilos, Gêneros, Projetos.

Cor – Pigmentos Transparentes, Opacos, Computador.

Elementos Gráficos de Texto – Recordatórios, Balão, Onomatopéias, Letreramento, Tipologia.

Mercados e Formatos.

Criação de Personagens – Adequação, Estudo de Mercado, Estilo, Gênero.

Estilização – Histórico, Métodos, Práticos, Model Sheet, Style Guide, Adequação, Universo Visual, Mercado, Refinamento.

Técnicas de Transposição.

Capas – Psicologia, Formatos, Mercados, Gêneros.





Para mais informações, entre em contato com uma de nossas unidades.





Unidade 1 – 0xx11 3214-0553 ou mande um e-mail para quanta@quantaacademia.com

Fonte:


http://www.desenhoeilustracao.com/2010/06/curso-de-historia-em-quadrinhos.html



No comments: