Thursday, July 19, 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO PRÁTICA DE ESCRITA – HISTÓRIAS EM QUADRINHOS




A Universidade Cruzeiro do Sul, em parceria com a Terracota Editora, Grupo Labmind e o coletivo Quarto Mundo, lançou o livro Prática de Escrita – Histórias em Quadrinhos, organizado por Carlos Andrade e Silvio Alexandre. Andrade é doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP pró-reitor de graduação e professor titular de Língua Portuguesa na Universidade Cruzeiro do Sul e Silvio Alexandre, bastante conhecido no meio das HQs, trabalhou em editoras como Aleph, Mercuryo, Devir, Conrad e Pixel Media. Silvio também é organizador do Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica e dos festivais de Quadrinhos da FNAC (São Paulo, Brasília, Curitiba e Porto Alegre); é membro da comissão organizadora do HQ Mix, e é curador do Prêmio FNAC Novos Talentos – Quadrinhos.




Da apresentação escrita por Silvio Alexandre destacamos o seguinte trecho:



“A proposta desta coletânea surgiu a partir do programa Prática de Escrita, da Universidade Cruzeiro do Sul. Dirigido pelo Prof. Dr. Carlos Augusto B. de Andrade, tal programa tem por finalidade trabalhar a produção escrita de diferentes gêneros discursivos. No caso da presente obra, pretende-se auxiliar no conhecimento e identificação dos elementos que compõem a linguagem característica dos Quadrinhos, como forma de comunicação, expressão artística e ferramenta pedagógica”.
Prática de Escrita – Histórias em Quadrinhos é dividido em três partes. A primeira traz 21 HQs selecionadas em meio as publicadas em edições do coletivo Quarto Mundo. O livro reúne trabalhos de quadrinhistas como A. Moraes, André Diniz, André Caliman, Alex Mir, Antonio Eder, Bira Dantas, Cadu Simões, Daniel Esteves, Edu Mendes, Fabiano Barroso, Gil Tokio, Jean Okada, Jozz, Laudo Ferreira Jr., Leonardo Melo, Leonardo Santana, Marlon Tenório, Piero Bagnariol, Ric Milk, Sergio Chaves, Wagner Passos, Wellington Srbek e Will. Na segunda parte é publicado o ensaio Lendo Histórias em Quadrinhos: um caminho para a formação do leitor proficiente, de Carlos Andrade e Octavio Cariello, e por último, uma bibliografia básica, que visa possibilitar o aprofundamento na pesquisa e nos estudos das Histórias em Quadrinhos.
Prática de Escrita – Histórias em Quadrinhos tem 104 páginas (84 só de Quadrinhos), formato 16 x 23 cm, capa colorida, miolo P/B e custa R$ 15,00
>> BIGORNA – por Eloyr Pacheco Fonte: http://universofantastico.wordpress.com/2008/12/17/lancamento-do-livro-pratica-de-escrita-historias-em-quadrinhos/

No comments: