Tuesday, July 24, 2012

Conheça HQs de super-heróis que se destacam pela originalidade


da Livraria da Folha



As HQs, assim como a literatura, têm diversos gêneros. Por isso, presentear alguém com quadrinhos pode ser um pouco mais difícil do que parece. Antes de tudo, é preciso identificar o tipo de leitor que vai receber a lembrança.



Amados pelos nerds e leitores mais velhos, os quadrinhos de super-heróis sofrem preconceito por uma certa parcela de leitores, que, por vezes, considera seus conteúdos imaturos. No entanto, boas histórias dependem de bons roteiristas e não do gênero em que foram criadas.



Escrito por Frank Miller, clássico de Batman ganha nova versão

Aproveite as ofertas de Natal da Livraria da Folha

Visite nossa página no Facebook



Escritores como Frank Miller, Alan Moore e Mark Millar são conhecidos por explorarem os limites das narrativas protagonizadas pelos superseres.



Divulgação



Em 1986, Miller e Mazzucchelli reinterpretaram a origem de Batman





Siga a Livraria da Folha no Twitter



Em seu trabalho, Miller investiga como nasce a personalidade de um combatente do crime ao recontar o mito de origem do homem-morcego em "Batman: Ano Um". O autor entrou ainda mais profundamente na sombria psique que desenvolveu para o herói no volume "Batman: O Cavaleiro das Trevas", adaptado, em 2008, para os cinemas.



No caminho inverso, Alan Moore se interessou pela origem psicológica do vilão Coringa, história contada no esgotado "Batman: A Piada Mortal". O roteirista foi ainda mais longe em suas experiências com o gênero ao criar um grupo de superseres formado apenas por sofisticados personagens da literatura clássica com "A Liga Extraordinária".



No entanto, seu trabalho mais conhecido ainda é "Watchmen", em que Moore dá vida a uma sociedade em que os heróis foram desacreditados, mas que corre perigo e precisará deles para ser salva. A obra foi transformada em filme por Hollywood em uma adaptação impecável.



Divulgação



Cena da adaptação cinematográfica de "Watchmen"; obra marcou reviravolta nas histórias de herói



Enquanto estes autores tiveram seu auge de popularidade nos anos 1980 e 1990, Mark Millar é um dos roteiristas mais celebrados da atualidade. Seu trabalho mais famoso é o metalinguístico e bem-humorado "Kick-Ass". Na história, um garoto nerd apaixonado por quadrinhos resolve se tornar um super-herói da vida real. Mesmo depois de receber surras incontáveis por não ter super-poderes, ele tentará manter seu objetivo em pé.



Millar, conhecido por sua imaginação sem limites, alçou um voo ainda maior ao criar o universo de "Wanted". Neste mundo, os vilões conquistaram o planeta e a briga é para ver qual grupo de facínoras deve ficar no comando. Infelizmente, o quadrinho não foi publicado em livro no Brasil.



Divulgação



Idealizado por vários autores, "Projeto Superpowers" ressuscita heróis esquecidos com histórias atuais



Para acabar com a injustiça de que heróis são uma leitura monótona, existem, ainda, muitos outros títulos com protagonistas superpoderosos que impressionam pela dramaticidade, profundidade ou tramas fora do comum.



Entre eles, disponíveis no Brasil, estão "O Que Aconteceu ao Homem Mais Rápido do Mundo?", "Os Maiores Super-Heróis do Mundo" (esgotado), "Scott Pilgrim", "Camelot 3000" e "Projeto Superpowers".

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1015589-conheca-hqs-de-super-herois-que-se-destacam-pela-originalidade.shtml

No comments: