Wednesday, May 9, 2012

Zeróis em Brasília




Depois de uma exibição no Rio de Janeiro em 2010, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), mesmo ano em que o autor falou sobre este trabalho no primeiro Rio Comicon (na foto acima de Rogério Resende), a exposição Zeróis: Ziraldo na tela grande chega a Brasília nesta terça, 06 de março, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. A mostra reúne 44 pinturas em acrílico sobre tela e um formato grande, resultado de três anos de trabalho do artista – e também chargista político, cartunista, caricaturista, cartazista, logotipista, jornalista, cronista, teatrólogo e diretor de jornais, pai do Menino Maluquinho etc.. EmZeróis, Ziraldo apresenta os clássicos super-heróis norte-americanos sob uma ótica crítica, que relê várias obras clássicas de nomes como Picasso, Dali, Velázquez, Goya e Hopper ("o inventor da solidão americana", segundo ele).
Ziraldo na Tela Grande é o projeto – dos milhares que ele vem acumulando vida afora – que mais mobilizou seu estúdio e sua vida. Posso dizer com certeza, porque uma das muitas graças de ser filha do Ziraldo é a constante chamada a acompanhar os ‘últimos projetos’. São muitos, frequentes e variados”, afirma Daniela Thomas, designer da exposição.
No texto do catálogo, o mineiro de Cataringa recorda: “Menino que gostava de ler e desenhar, era para eu estar me encantando com Monteiro Lobato e os desenhos do Belmonte – por quem fui me encantar mais tarde –, mas minhas más companhias eram Batman, Robin, Super-Homem, Capitão América... Acreditava que, fora da história em quadrinhos, eu não teria salvação e que essa ia ser a minha vida. [...] Virei cartunista, chargista político, autor de livro para crianças. Quando pintei o mural do Canecão – 180 m² numa parede branca – achei que, fatalmente, não me livraria desse destino. [...] Até que um dia, os Zeróis – que usei para dar alguns dos recados que artistas costumam dar no que fazem – cresceram na minha cabeça e inventei de trazê-los para o cavalete que comprei do Rubens Gerchman, nem me lembro mais por que razão. O que aconteceu foi que mergulhei de cabeça há cinco anos. E aqui está a pintura que me dá a alegria de dizer: – Meu Deus, era isto que eu queria fazer…!”.
Zeróis: Ziraldo na Tela Grande fica em cartaz até o dia 29 de abril e faz parte da programação oficial da Secretaria de Estado de Cultura do GDF, em comemoração aos 52 anos da capital federal. A exposição conta com um Programa Educativo, onde uma equipe de profissionais especializados em Artes Visuais, Letras, Filosofia e História vai trabalhar com público a partir de percursos previamente elaborados. O objetivo é explorar, de forma pedagógica, as possibilidades da exposição

Serviço
Zeróis: Ziraldo na Tela GrandeBrasília
6 de março a 29 de abril
Visitação: terça a domingo, das 9h às 18h30
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Setor Cultural Sul, lote 2, Esplanada dos Ministérios
Entrada franca
Classificação livre
OrkutMySpaceLinkedInDeliciousBlogger PostNetvibes ShareTumblrStumbleUponRedditShare
Fonte:

No comments: