Sunday, May 13, 2012

Software que transforma filmes em quadrinhos

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Hefei, na China, desenvolveu um novo software, batizado de Movie2Comics, que converte filmes em histórias em quadrinhos. 
O sistema ainda não está à venda e foi testado em apenas três filmes: Titanic, Sherlock Holmes e The Massage. Este novo processo trabalha com um algoritmo de mapeamento automático de diálogo, o qual identifica os personagens estão falando na cena, gerando automáticamente requadros de diferentes tamanhos (já com os balões de diálogos posicionados) e renderizando os frames do filme em estilo cartoon.
O algoritmo de mapeamento de diálogo tem uma precisão de 85%, colocando às vezes balões em personagens errados, o que os pesquisadores esperam melhorar.
Como explicam os pesquisadores em seu estudo, os programas anteriores foram desenvolvidos para ajudar os cartunistas na conversão de filmes em quadrinhos, mas o novo método traz pela primeira vez uma abordagem totalmente automatizada. Sem a necessidade de qualquer intervenção manual, o método tem o potencial de reduzir significativamente o tempo e os custos associados com a criação de quadrinhos.
“O software pode ser útil tanto para profissionais quanto para amadores”, disse Meng Wang, um dos professores da Universidade de Tecnologia de Hefei. 
O mais curioso dessa notícia é saber que alguns jornalistas estão achando que esse programa substituirá os quadrinistas. Pessoal, vamos acordar.  Esse programa facilita a quadrinização de um filme, não a criação e produção de uma história em quadrinhos original.

No comments: