Wednesday, May 16, 2012

Revista "História é o Bicho" será lançado em Chapada

A publicação contou com o patrocínio da Funarte e do Ministério da Cultura

DA ASSESSORIA






O ato de contar histórias está enraizado no comportamento social dos grupos humanos – antigos e modernos. Desde a pré-história, os desenhos - as chamadas pinturas rupestres - eram usados como forma de contar fatos, sendo considerados precursores das histórias em quadrinhos, meio de comunicação de fácil compreensão e ilimitadas possibilidades criativas que provoca grande fascínio em crianças e adolescentes.

A HQ “História é o Bicho” leva o leitor em uma incrível viagem no tempo para encontrar a Expedição Langsdorff, que esteve em Chapada dos Guimarães-MT em 1827, além de outras personagens importantes da história de Mato Grosso. Como nossos heróis voltam desse mergulho no passado, é algo que o leitor só saberá no fim dessa história... que é “o bicho”.

A publicação contou com o patrocínio da Funarte e do Ministério da Cultura. Com 32 páginas e tiragem de 5.000 exemplares, a publicação será distribuída gratuitamente, até o final dos exemplares, pelos apoiadores culturais de Chapada dos Guimarães - MT, são eles: Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, Trattoria Pomodori, Click Revistaria, Supermercado Bom Preço, Chapada Cell, Restaurante Morro dos Ventos, Paulinho Materiais para Construção, Academia Ácqua Fitness, Autoposto Nova Canaã, Tribo do Remo e Chapada Off Road Ecoturismo & Aventura. A Editora TantaTinta assina a edição.

O lançamento se realizará na sexta-feira, 18 de Maio de 2012, às 15 horas, na sede do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães, MT.

Quem quiser conhecer a revista, é só acessar o site www.showbicho.com. Com isso, pretende-se alcançar os jovens internautas de todo o Brasil, levando a história e as belezas do nosso país. O site deve disponibilizar também material de pesquisa sobre as personagens e eventos históricos abordados para que os leitores interessados possam aprofundar seu conhecimento.

SOBRE O AUTOR

André ‘Zan’ Luiz Cumpri, nascido em 23 de janeiro de 1968, em Campinas-SP, aos sete anos escreveu e desenhou sua primeira história em quadrinhos. Em São Paulo, cursou quadrinhos na Oficina Cultural Três Rios (hoje Oswald de Andrade) e trabalhou como assistente de arte na editora Circo (revista Chiclete com Banana). Em Campinas, cursou o CLA - Curso Latino-Americano de Arte e trabalhou por anos com criação em publicidade.

Veio para a Chapada dos Guimarães-MT em busca de uma vida próxima à natureza e formou-se guia de turismo regional em 1998. Criou e publicou em 2009 a revista "Turma do Berohokã" que fala do respeito ao meio-ambiente, que foi distribuída ao longo da região do Rio Araguaia durante o primeiro Rally Berohokã.

Contemplado com o Prêmio Microprojetos da Amazônia Legal em 2010, trabalhou nesta aventura do SHOWBICHO para incentivar o interesse sobre a história e o hábito da leitura, promovendo o impulso humano de aprender sempre mais.

Contato
65-8135-0260
showbicho@gmail.com

Sobre a obra
SHOWBICHO é uma trupe de animais artistas, sempre viajando em seu carroção motorizado e vivendo aventuras, convivendo com humanos que acham natural esses animais falando, atuando e dirigindo carros, abrindo assim as portas para o fantástico em que não há limites para a imaginação.

Conheça a trupe:

O Porco e o Coelho são animais anônimos, criados para o abate, que se unem para escapar ao cruel destino na fazenda. Decidem fundar a companhia teatral SHOWBICHO e são auxiliados em suas turnês artísticas pelo time de animais que a eles se junta percorrendo as estradas de Mato Grosso. O Porco é um autêntico bon-vivant’ comilão e preguiçoso. O Coelho tem muito discurso mas pouca prática, é nervosinho, inventa planos... que não funcionam. Uma dupla perfeita para se meter em tremendas confusões e provocar muitas risadas.

Gerôncio, esse grande felino é um ator canastrão e afetado. Mete medo, mas no fundo é inseguro e carente. Fica fulo quando o chamam “onça’, no feminino, preferindo onço, ou melhor ainda, jaguar.

Amarílis, uma lebre gentil e faceira, que além de ser atriz, canta e toca violão. Faz o tipo hippie, mas quando se esquenta, acabou a “paz e amor”. Cativou o coração do Coelho, mas é a fim do Porco... que não lhe dá pelota.

Bola e Peba, os tatus aloprados e geniais, um hacker e outro inventor. Sempre prontos para ajudar, mas nunca da maneira que se espera.

Sueli, a sucuri, junta-se à turma para fugir do assédio dos turistas no Pantanal. Artista de talento esmagador e com dotes hipnóticos.

Los Caymanes, a banda de rock visceral dos jacarés, quando é preciso apresenta um repertório mais eclético, do clássico ao brega... sob protestos, é claro.

Zenóbio, o bode chinês cozinheiro da trupe, é também mestre em artes marciais, alguém que se deseja ter por perto “quando o caldo ferve”.

Fidido, o cão, é o único que não fala. Há suspeitas de que isso se deva ao convívio com os humanos, que acabou por deixá-lo sem palavras.

Fonte:

No comments: