Sunday, May 13, 2012

GWEN STACY, O PRIMEIRO AMOR DE PETER PARKER

Quem conhece só os quadrinhos recentes e os filmes do Homem-Aranha pode se enganar acreditando que o grande amor de Peter Parker sempre foi a linda ruivinha Mary Jane.
Mas, quem é fã do Spiderman sabe bem que o seu primeiro amor foi outra bela, a loira Gwen Stacy – que apareceu pela primeira vez em “The Amazing Spider-Man #31″ (1965).
E é  (também) sobre essa história de amor, uma das mais famosas do universo das HQs, que o novo filme vai tratar, recuperando a origem autêntica do herói. E quem vai interpretar a mocinha é a nova queridinha da América, a ótima Emma Stone. Aqui, um preview do que você verá nas telonas:
A personagem Gwen Stacy foi uma criação dos mestres Stan Lee e Steve Dikto e esteve presente nos quadrinhos até 1973. Ela conheceu Peter na universidade e, embora os dois frequentassem turmas, ambientes e classes sociais diferentes, acabaram se apaixonando intensamente e viveram uma relação conturbada e madura ao mesmo tempo. A dificuldade financeira pra se casar com Gwen e conquistar o padrão de vida que Peter desejava dar a ela foi um dos maiores embates do casal, que teve idas e vindas marcantes.
Mary Jane já existia, e era motivo de ciúmes de Gwen, mas até então Peter só tinha olhos pra sua amada, com quem talvez estivesse até hoje se não fosse uma decisão pra lá de ousada, e muito polêmica, dos editores. Preocupados com o envelhecimento do herói diante do público, por estar vivendo dilemas comuns a um homem adulto, como emprego e casamento, a solução encontrada foi dramática: Gwen foi morta pelo Duende Verde, o maior inimigo do Homem-Aranha, em um dos gibis mais importantes da Marvel, o “The Amazing Spider-Man #121″. Essa tragédia marcou a vida de Peter Parker pra sempre e determinou uma mudança completa na história de nosso amigo aracnídeo.
No filme, Gwen deve ser poupada. Ou por enquanto, ao menos.
Quem quiser conhecer mais sobre a personagem e os fatos marcantes na história do Spider-Man vividos com e por ela, duas leituras são essenciais: “Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha #3 – A Morte de Gwen Stacy” (Edição Especial) e “Marvels – Edição de 10° Aniversário” (Revista Especial), ambos da Panini Comics. A dica é de Pedro Cirne, fã e colecionador apaixonado por quadrinhos.
O site Spider-Man Crawlspace também tem uma série interessante de posts: “Finding Gwen Stacy“. Vale a pena dar uma espiada.
Curiosidade: enquanto Kirsten Dunst, naturalmente loira, teve que tingir os cabelos de ruivo quando interpretou Mary Jane nos filmes anteriores, com Emma Stone aconteceu exatamente o contrário. Emma precisou ficar loira pra interpretar Gwen (fotos abaixo). Papéis invertidos.
Eu gosto das escolhas como elas aconteceram. Kirsten é excelente atriz e Emma tem talento, beleza e carisma de sobra pra nos conquistar também.
Outra curiosidade é que o amor de Gwen e Peter foi além da ficção – o still abaixo mostra a química entre eles nas telas, mas Emma e Andrew Garfield são namorados também na vida real. Sempre juntos e apaixonados, claro que o casal é alvo constante dos paparazzi interessados em todo buzz sobre o novo filme que vem aí.
“The Amazign Spider-Man” estreia dia 3 de julho nos Estados Unidos. Enquanto a gente aguarda ansioso, assistimos ao trailer aqui – adoro quando Peter diz: “We all have secrets. The ones we keep. And the ones that were kept from us“.


No comments: