Wednesday, May 23, 2012

Como Desenhar

É TUDO UMA QUESTÃO DE PRACTICA E DEDICAÇÃO...

Como desenhar...poucas pessoas sabem faze-lo maravilhosamente a primeira vez que pegam num lápis ou um pincel. Para a restante maioria das pessoas, é uma questão de aprendizagem e não um dom. Pintar e desenhar são actividades que têm que ser estudadas e practicadas, assim como se aprende um novo desporto, uma nova língua, montar bicicleta ou escrever novelas.
É tudo uma questão de practica e dedicação. E é precisamente a practica, o que faz a diferença entre um artista médio e um grande artista.

DEDICAÇÃO

Se quiser ter sucesso, eu recomendo não só conhecer como desenhar, mas o mais importante, dedicar tempo á practica do desenho e pintura pelo menos duas vezes por semana. 
Se quiser avançar mais rápido, logicamente deverá se dedicar mais tempo. Um sítio calmo é o ideal para começar, no entanto uma vez que adquira a capacidade de se concentrar, notará que qualquer sitio é bom.
Algumas pessoas gostam de desenhar e pintar sobre uma superfície plana, como uma mesa ou secretaria outros preferem o cavalete e a facilidade de manipulação do mesmo para colocar a folha ou tela em qualquer posição… Isto é mesmo uma questão de preferência e hábito.
No entanto por experiência própria posso dizer que se o seu intuito é começar a desenhar para depois passar á pintura a óleo ou pastel, o mais conveniente é se habituar desde o início ao cavalete.

BLOCO DE ESQUIÇOS.

Um fabuloso habito, para quem quer levar o desenho a sério é adquirir um bloco de esquiços que possa levar a qualquer sítio.
Observe tudo a sua volta, tentando descobrir as formas básicas por detrás de cada figura, veja como a luz se projecta sobre os objectos, observe as sombras, as proporções, os pontos de fuga das imagens em perspectiva e reproduza o que vê, no seu bloco.
Em quanto espera no médico, no autocarro, no transito, nas ferias, em fim, qualquer momento é bom. Desenhe os objectos da sua casa, copie imagens de fotografias, desenhe as suas próprias mãos, os seus pés, a sua imagem do espelho…As oportunidades de practicar ficam só limitadas pela sua imaginação.

Faça exercícios...Da mesma forma que qualquer desportista, apresentador de televisão ou cantor, faz exercícios de aquecimento e descontracção antes de iniciar a sua actividade …
Antes de iniciar as suas aulas semanais, faça exercícios de aquecimento com as mãos a fim de descontrair os músculos do “desenho” e criar um fluxo de energia criativa entre o seu cérebro, os seus olhos, a sua ferramenta de desenho e a superfície de trabalho... Vejamos aqui alguns exemplos dos exercícios que pode fazer:
exercicios-aquecimento

MINIATURAS RÁPIDAS.

Seja qual for o objecto do seu desenho, antes de começar, faça pequenos e rápidas esboços em miniaturas, num papel aparte á sua superfície de trabalho.
Faça pequenos quadrados de dois a quatro centímetros de lado usando rápidos traços de tons e meios-tons. Não se preocupe demais pela precisão. Faça isto durante três ou quatro minutos até sentir que domina a intensidade das sombras e dos traços.
valor-sombra

DESENHE COM SOMBRAS.

Com este método, a ideia e ir criando definição da forma dos objectos mediante a realização de pequenos e rápidos traços. E definindo as formas mediante as sombras.
Os espaços cheios e vazios se representam mediante as sombras variando a pressão do lápis. Trabalhe rapidamente sem se preocupar pela precisão mas sim pela representação tonal. Mova todo seu braço num movimento fluido e quando sinta que este descontraído e confiante, pegue na sua superfície de trabalho e comece a desenhar!!!
forma-sombra

Fonte:


No comments: