Wednesday, May 9, 2012

Como desenhar cartuns rápido e fácil



 Bom, atendendo aos pedidos de muitos que acessam o blog.falanino.com começo aqui com este post uma nova categoria de dicas. Não venho aqui me apresentar como um grande especialista ou o tipo “faz tudo” da internet, apenas quero compartilhar com vocês minha experiência nas areas que trabalho como na música, na animação e etc., em outros casos onde as dicas serão de uma area que não me compete falar, podem ficar tranquilos pois o post será feito por um profissional qualificado (com seus devidos créditos, claro). É digno explicar também que mesmo eu falando de assuntos em que tenho algum domínio, sempre haverá um trabalho de pesquisa e aprendizado, pois até profissionais de anos de experiência estão sempre aprendendo.

Cartoon ou Cartum?
Muita polêmica se cria com essas duas palavras, uns dizem que o termo ‘cartoon’ é o certo outros dizem que é ‘cartum’. Já vi definições que cartoon seja atribuído a desenhos animados de tv e que cartum para tiras de jornais, enfim! o mais importante saber é que a palavra ‘cartoon’ é de origem inglesa e tem por definição cada um dos desenhos que compõem um desenho animado, e o termo ‘cartum’ é de origem portuguêsa, possuindo a mesma definição. 

Mãos a obra!
O primeiro passo para se entender o raciocínio que se utiliza na criação do cartoon é que ele sempre vem de uma forma básica, pode ser um círculo, o formato de uma pêra, isso é bem livre para quem cria o importante é se escolher uma forma básica.

Tendo escolhido a forma que vamos utilizar para nosso cartoon, vamos fazer dois eixos, um horizontal e outro vertical. O eixo vai servir para relacionar os elementos do rosto (olhos, bocas e etc.).
Agora é só usar a imaginação, utilize o eixo horizontal para alinhar os olhos, abaixo dele desenhe a boca aproximadamente na metada da banda inferior (com o eixo horizontel a forma ficou dividida em duas bandas superior e inferior), entre eles faça um nariz com uma forma simples, normalmente poucos traços ja funcionam e para finalizar desenhe as orelhas também na metade inferior hotizontel começando pela linha que divide horizontalmente a forma, e o cabelo é livre, basta estar na cabeça (rs), faça 3 fiapos para formar um careca ou pinte com algum lápis escuro para formar um cabeludo.


A imagem mostra claramente como funciona.
Para ilustrar ainda mais o post eu encontrei um video muito interessante, onde você poderá entender melhor como funciona o processo. 
É isso, claro que como tudo na vida necessita pratica e dedicação, qualquer técnica serve apenas para lhe mostrar o melhor caminho. Uma boa dica que posso deixar também é pegar personagens existentes e tentar reproduzi-los utilizando esses conceitos apresentados aqui, tente olhar o boneco a princípio e descobrir qual a forma básica principal, depois ache os eixos horizontais e verticais e tente reproduzi-lo. Você verá que com o tempo sua percepção vai melhorar cada vez mais.

Obrigado!
Saiba mais sobre desenhos AQUI.
Fonte:

No comments: