Tuesday, May 15, 2012

Cartilha Maria da Penha em Quadrinhos.











































Mais um lançamento que comprova a eficácia dos quadrinhos como grande divulgador de massa que é, pois no dia 6 de março, foi lançada pela Academia Paulista deMagistrados na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a Cartilha Maria da Penha, uma publicação didática no formato de HQ que como a própria lei, tem como objetivo orientar os leitores sobre os direitos das mulheres, além de registrar em suas paginas as mais importantes conquistas  realizadas pelas mesmas.



Cartilha Maria da Penha traz ilustrações abordando a Lei 11.340/06, que entrou em vigor no dia 7 de agosto de 2006. A lei recebeu o nome Maria da Penha, por causa da história de Maria da Penha Maia Fernandes, líder de varios movimentos em defesa dos direitos das mulheres, e vítima deste tipo de crime, sendo a mesma o impulso que faltava para definição da legislação que temos hoje.

O texto da cartilha foi elaborado pelo juiz Richard Francisco Chequini, atualmente assessorando a Seção Criminal do TJSP. O material será distribuído gratuitamente para crianças do ensino fundamental, jovens, ONGs, bibliotecas e outros locais, visando aproximar a comunidade da legislação em vigor e conscientizar e promover o respeito à entidade familiar e aos direitos da mulher.

Considerada uma das mais avançadas na proteção do direito da mulher, a legislação, protege a mulher não só contra a agressão física, mas também contra a violência psicológica, sexual, moral e patrimonial.

cartilha foi publicada com apoio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, da Associação Paulista de Magistrados e da Escola Paulista da Magistratura; São 200 mil exemplares impressos.

Ainda durante a cerimônia adesembargadora do TJSP,Maria Cristina Zucchi, membro da Academia Paulista dos Magistrados, falou em nome dos empossados e dos homenageados, fazendo um relato das lutas femininas, relembrando as mulheres que fizeram parte fundamental da história.

No comments: