Friday, May 11, 2012

12ª Feira HQ debate o uso de quadrinhos para a educação

O evento acontece em julho e já está com inscrições abertas para concurso de produções
Compartilhar no Orkut



Em julho, Teresina sediará o maior evento de quadrinhos e cultura pop. É a 12ª Feira HQ, que este ano tem como tema o uso dos quadrinhos na Educação. A feira acontece de 26 a 29 de julho no Complexo Cultural Clube dos Diários.
Dentro do evento haverá premiação para as melhores produções nas seguintes categorias: História em Quadrinhos, Desenho para Quadrinhos, Roteiro para Quadrinhos, Ilustração, Publicação Alternativa, Ilustração Infantil e Cosplay. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de junho através do endereço http://nucleodequadrinhos.org.
Durante a Feira acontece ainda o 4º Seminário de Quadrinhos do Piauí, onde profissionais e pesquisadores discutirão sobre a importância da história em quadrinho para educação. “Nosso objetivo é movimentar pesquisadores e desenhistas em torno da discussão sobre a educação através dos HQs. Esta é também uma oportunidade de dar visibilidade às produções acadêmicas em torno deste assunto e fomentar o debate”, explica o diretor do Núcleo de Quadrinhos do Piauí, Bernardo Aurélio. Os interessados em expor seus trabalhos no Seminário têm até o dia 09 de julho para enviar as produções.
Segundo Bernardo Aurélio, as expectativas para o evento são as melhores. Espera-se alcançar uma média de quatro mil visitantes durantes os quatro dias de evento. Até o momento já são mais de cem candidatos com produções inscritas. “Nossa expectativa é lotar a sala Torquato Neto durante o Seminário e que cerca de mil pessoas visitem diariamente nossa Feira. Em breve estaremos divulgando os nomes dos pesquisadores confirmados para o evento”, pontua.
A 12ª Feira HQ está sendo patrocinada pelo BNB e BNDES, com apoio do Governo do Estado.

O maior evento de quadrinhos e cultura pop do Piauí está com as inscrições prorrogadas para garantir a partição de todos. Até o dia 22 de junho, desenhistas, roteiristas e todos os demais praticantes das categorias do edital da 12ª Feira HQ podem enviar seus trabalhos e disputar as premiadas colocações. O regulamento e a ficha de inscrição continuam disponíveis no site do Núcleo de Quadrinhos do Piauí.



4º Seminário de Quadrinhos abre chamada para trabalhos

Professores, estudantes e pesquisadores acadêmicos estão convidados a participarem do 4º Seminário de Quadrinhos do Piauí, que acontece dentro da 12ª Feira HQ, nos dias 26, 27, 28 e 29 de julho no Complexo Cultural Clube dos Diários em Teresina. 

A proposta do evento é discutir as Histórias em Quadrinhos do ponto de vista universitário, através da pesquisa e da produção científica. O edital está disponível no site do Núcleo de Quadrinhos do Piauí e traz todas as informações para quem pretende participar como ouvinte ou como autor de artigo científico. 

A programação inclui exposições dos trabalhos produzidos, palestras e oficinas, com direito a certificado. Os convidados e as temáticas a serem debatidas serão anunciadas em breve.


No comments: