Tuesday, December 13, 2011

Quais são os cartunistas mais famosos do Brasil?




    Adão Iturrusgarai é um dos importantes cartunistas brasileiros. Nascido no Rio Grande do Sul, publicou seu primeiro desenho aos 17 anos. Foi redator de programas de televisão, como TV Colosso e Casseta & Planeta, e publicou trabalhos em diversas revistas do Brasil. Atualmente, publica tira diária no jornal Folha de São Paulo. Em 2005, a Cartoon Network produziu série baseada em sua mais famosa personagem, Aline. As tiras de Iturrusgarai são famosas pela forma de humor debochado que utiliza.



    O paulista Caco Galhardo iniciou sua carreira na década de 80, publicando seus quadrinhos em fanzines. Cartunista e ilustrador, publica sua tira semanal “Os pescoçudos”, no caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo. Alguns de seus personagens já viraram animações da TV em emissoras como a MTV e Cartoon Network.


    Henrique de Sousa Filho, o Henfil, foi cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro. Começou sua carreira como cartunista no jornal O Pasquim (1969), sempre desenhando personagens tipicamente brasileiros, com temas críticos e satíricos em relação à realidade brasileira. Henfil teve uma participação ativa na televisão, na literatura e atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do Brasil. Faleceu em 1988, aos 43 anos. Seu personagem mais famoso é a Graúna.



    O cartunista Fernando Gonsales tem como seu principal personagem o rato Níquel Náusea. Suas tiras foram publicadas inicialmente em 1985, quando ganhou um concurso promovido pelo jornal Folha de São Paulo e continuam sendo impressas, até hoje, no mesmo veículo. Faz ilustrações para livros, revistas e publicidade, além de criar roteiros para a TV Globo. Foi um dos selecionados para fazer a série “Cartunistas” das sandálias Havaianas.

    Fonte:


    1 comment:

    Anonymous said...

    foi bom eu precisei para fazer um trabalho de português achei muito interessante