Saturday, December 17, 2011

Osamu Tezuka não considero um ídolo nem um deus.



Mais uma blogagem cooperativa foi firmada e desta vez o tema sera sobre Osamu Tezuka onde muitos consideram ele o “deus do manga” pela sua incrível influencia nos quadrinhos japoneses para sua epoca. Achei interessante o tema para essa blogagem coletiva porem não pretendo fazer review de suas obras e sim falar quem é Osamu Tezuka
.

Tezuka morava Osaka porem sua família mudou-se quando ele tinha 5 anos para Takarazuka. Influenciado desde a infância com obras da Walt Disney e nesta época ele estava desenhando e fazendo historias em quadrinhos onde os personagens que ele criava era baseado em pessoas que ele conhecia como amigos e professores. Porem na Segunda Guerra Mundial Tazuka aos seus 11 anos estava trabalhando e graças a esse acontecimento negativo em sua vida ele formou sua visão de mundo.


Nas obras de Tezuka podemos reparar que ele se foca bastante pela luta pela paz e pelo apreço a vida. Quem na sua infância assistiu pelo menos uma de suas obras Kimba - O Leão Branco - pode reparar nesses acontecimentos onde o personagem luta pela paz entre uma raça e outra. Pode ser um desenho bobo porem tem uma forte filosofia que Tezuka consegui trabalhar bem em suas obras.


Tezuka começou sua carreira aos dezessete anos em 1945 um dos seus grandes sucesso foi o Astro Boy e Kimba porem ele fez mais outros mangas e animes ao longo de sua carreira o grande “boom” no mercado de animes ocorreu quando ele abriu o seu primeiro estúdio de animação se moldando ao estilo de desenho da Walt Disney que surgiu em 1961 o Tezuka Osamu Production que depois mudou de nome para Mushi Production.



Em minha opinião sobre suas obras eu sinceramente não gosto das obras de Tezuka. As suas historias não me agradam, nunca gostei de Kimba e Astro Boy. Mais cedo ou mais tarde esse estilo de traço criado por Tezuka iria aparecer so que o mesmo era um quadrinista a frente de seu tempo e consegui revolucionar a industria de quadrinhos no Japão de maneira rápida e eficiente alem de criar um traço padrão para as futuras gerações de quadrinistas.


Osamu Tezuka é como qualquer quadrinista, assim como Maurício de Souza deu grande força a quadrinistas brasileiros a entrarem nesta areá de quadrinhos, Tezuka foi aquele que deu o empenho a evolução do quadrinho japonês porem no caso dele divinizaram ele como é um caso normal em qualquer pessoa que tinha grande fama hoje em dia morrer. Ele foi uma pessoa a frente de seu tempo ele criou um estilo que foi seguido por vários mas se não foste ele outros criariam um estilo similar ao dele afinal não é desde aquela época que o quadrinho japonês apresentava um publico e estava em constante evolução.


Reconheço o grande papel do Osamu Tezuka para a evolução dos quadrinhos japoneses, afinal mas cedo ou mais tarde iria surgir esse "boom" graças a evolução da tecnologia. Tenho ídolos que admiro como Bill Gates e Steve Jobs, escritores de livro como Eduardo Spohr e Paulo Coelho, alem na área de animação gostar bastante dos trabalhos da Shonen Jump e gostar bastante das obras de Gen Oborochi que criou a historia da visual novel de Saya no Uta, escreveu o anime de Madoka Magica e seu recente projeto tirado de um Light Novel o Fate/Zero.



Não gosto das obras de Osamu Tezuka, não me interessa muito se ele revolucionou o mercado de animes ou não, o que me interessa é se suas historias vão me agradar que no caso não aconteceu então procuro outra historia que me agrade. Não que necessariamente Osamu Tezuka faça historias ruins o problema em questão é o estilo dele não me agradar.


Horas se um homem como ele não fizeste historias que conseguissem um bom publico a Disney não teria descaradamente plagiado "Kimba o leão branco" e feito um Rei Leão como longa metragem.

O único manga de Osamu Tezuka que realmente me agradou foi o Black Jack pelo fato de me lembrar um pouco de uma serie americana que gosto bastante o Dr.House. Nesta historia ele fala de um medico sem licença que para realizar uma cirurgia que lhe é pedido o mesmo cobra um valor exorbitante para executa-la porem ele tem uma boa reputação por conseguir fazer operações que eram vista como impossíveis de se realizar.



Concluindo Osamu Tezuka querendo ou não revolucionou o mercado de mangas com seu estilo de traço e filosofia, graças a ele temos esse nível de arte e esse grande investimento neste tipo de entretenimento. Foi uma evolução que o mercado de quadrinhos estava precisando para brilhar, novos gênios vão surgir agora no momento o que podemos fazer é acompanhar as series que temos disponíveis e formar nossa opinião a respeito do estilo de animação que gostamos deste popular divertimento chamado anime.
Fonte:

1 comment:

jonhmaster said...

Por um momento pensei que foste plagio. Mas como esta citando e a postagem não teve modificações nem vou reclamar.