Tuesday, December 13, 2011

No 'Quadrinhos e diversão', Diego Guaglianone publica tiras sobre Rubina, sua personagem, e ...



RIO - É só a professora de artes virar de costas que os amigos pedem para Diego Mario Guaglianone fazer o trabalho deles. Mas essa não é a prática de que esse paulistano de 14 anos, que é craque em desenho desde pequeno, gosta mais. Seu maior prazer está em em produzir novos trabalhos para seu blog, Diego Guaglianone - Quadrinhos e diversão. E a técnica é elaborada.
- Primeiro, desenho no papel, a lápis. Passo nanquim e coloco no scanner. No computador, trato a imagem e pinto. Uso programas como PhotoFiltre ou PhotoScape, que baixei gratuitamente - diz Diego.
Sua fonte de inspiração são as situações do dia a dia. No blog, há piadas sobre os candidatos à Presidência da República, os mineradores resgatados no Chile e uma participante do programa "A Fazenda" que está engordando dentro da casa do reality show. Mas seu xodó é a Rubina, personagem que criou há seis anos e até hoje rende história.
- Rubina é aventureira, esperta, xereta. E ela gosta do amigo, que não gosta dela - conta Diego, que tem unido sua personagem a de outros desenhistas. - A gente faz crossover, que é a mistura de personagens na mesma história. Um dos destaques do blog é uma tira da Rubina com a Ada, que é feito pela Verônica, de Brasília. Falamos por MSN e combinamos de eu desenhar o cenário e a Rubina e ela incluir a Ada.
O jovem desenhista mostrou seu dom a seus familiares quando ainda nem sabia ler. Com quatro anos, ele desenhava e pedia para a mãe escrever nos balõezinhos as falas que ele queria atribuir aos personagens. Maurício de Souza, Jean Galvão e Ziraldo sempre foram grande influência para Diego, que tem como seus personagens favoritos, entre outros, Mafalda, Asterix e Obelix e Archie (esse último não traduzido no Brasil). Na escola, muito mais do que fazer o trabalho dos colegas, seu maior desafio é encaixá-los em suas tirinhas:
- Sou o amigo palhaço. Todo mundo dá risada e quer ser personagem. Só que não tem espaço para todos, então, transformo eles em figurantes. Meus amigos adoram ser figurantes! Pior é quando pedem para eu desenhar na hora. Tenho que dizer que não sou caricaturista. Sou cartunista.
Siga a gente no Twitter: @RevistaMegazine

http://oglobo.globo.com/megazine/no-quadrinhos-diversao-diego-guaglianone-publica-tiras-sobre-rubina-sua-personagem-e-2929046#ixzz1gSL0PVeK
© 1996 - 2011. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

No comments: