Friday, December 23, 2011

Geisa Fernandes, Henrique Magalhães e Márcia Mendonça integram o Conselho Científico das I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos

Geisa Fernandes d´Oliveira – éhistoriadora formada pela Universidade Estadual de Campinasmestre emComunicação e Cultura pelaUniversidade Federal de Pernambuco(UFPE) e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É pesquisadora do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP. Publicou artigos científicos naRevista Latinoamericana de Estudios sobre la Historieta e naInternational Journal of Comic Art. Seus contos e poesias integram várias antologias, dentre elas o Prêmio UFF de Literatura, 2007; Prêmio SESC de Poesia, 2008; Revista Literária Originais Reprovados, 2009;Concurso de Poesias Amigos do Livro - Flipoços, 2010. Paralelamente à pesquisa acadêmica e à literatura, atua em projetos na área de música, como cantora e compositoraPremiada no festival promovido em 2009 pelo selo Niterói Discos (RJ), participou da final da 17ª Edição do Projeto Nascente (SP) e do 1º Festival Nacional de Música da ARPUB, promovido pela Rádio Nacional.

Henrique Paiva de Magalhães – Cursou agraduação em Comunicação Social pelaUniversidade Federal da Paraíba (1983), émestre em Ciências da Comunicação pelaEscola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1990) e Doutorem Sociologia pela Université Paris VII - Universite Denis Diderot (1996). Atualmente éprofessor associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciências da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: história em quadrinhos, editoração, fanzine, cultura alternativa e jornalismo. É professor doPrograma de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Atua também como editor, coordenando as atividades da Editora Marca de Fantasia, que tem grande número de publicações na área de estudos acadêmicos sobre histórias em quadrinhos. Autor de quadrinhos alternativos, Henrique tem vários álbuns publicados.

Márcia Rodrigues de Sousa Mendonça – É mestre (1997) e doutora(2008) em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Atualmente, integra o corpo docente da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, após um período de 10 anos de docência naUniversidade Federal de Pernambuco (1997 a 2009). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino de língua materna. Desenvolve trabalhos de assessoria para Secretarias de Educação e instituições de ensino, especialmente na área de formação de professores e de reformulação curricular. Desenvolve trabalhos técnicos junto ao Ministério da Educação e a organizações não-governamentais. Organizou livros e publicou artigos sobre os seguintes temas: ensino de língua materna, formação de professores, leitura, gêneros textuais, livro didático, análise linguística e avaliação, histórias em quadrinhos e quadrinização.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Fonte:

No comments: