Thursday, December 15, 2011

De revista Época até Disney, aluno quadrinista fala sobre seu trabalho

05
A cada visita as unidades da SAGA, encontramos mais uma boa história para contar. E não é querer forçar a barra não, quando pensamos que já vimos talentos demais, sempre encontramos outro que nos surpreende.
Um dos alunos que conversamos recentemente é o Ricardo Bomfim, 34 anos, que estuda na unidade da Lapa, em São Paulo. Ricardo é quadrinista e tem um currículo de dar inveja. Ele já publicou seu trabalho em grandes revistas nacionais e trocou experiências até mesmo com o pessoal de um estúdio da Disney. Não é para qualquer um, não é mesmo?
Confira a conversa que tivemos com o Ricardo e conheça o seu trabalho.
underdog_group2ok
SAGA: Vamos começar com a sua participação na revista Época. Como foi?
Ricardo: Sou roteirista de quadrinhos e fiz alguns trabalhos na editora Escala, onde sou freelancer eventual (não tenho publicado muito nesses últimos tempos). Quanto a revista Época, foi um trabalho sobre a Imigração Japonesa que o estúdio onde trabalho teve a proposta e entrei no projeto como colorista e diagramador. Foi legal trabalhar em uma revista de grande circulação.
Como foi a sua experiência com um estúdio da Disney?
A época em que entrei em contato com um estúdio da Disney foi quando entrevistei o Haroldo Guimarães, da HGN quando produzia o Aladim e conheci algumas técnicas de animação tradicional e alguns animadores que estudaram com o Haroldo e ajudei alguns alunos dele em projetos paralelos de animação experimental.
Você nos contou que é ilustrador e roteirista. Como essas suas habilidades estão sendo melhoradas no curso da SAGA?
Tinha vontade de saber coisas novas e surgiu a oportunidade certa na época certa. O curso me mostrou que muitos programas que a gente acha complicado na verdade é só medo de conhecer coisas novas e hoje minha mente se abriu em muitos horizontes, o resto é treinar para melhorar e a SAGA me incentivou nesse sentido. Quanto a escrever, gosto de contar histórias.
fraubanner715x11162
É difícil uma pessoa que gosta de fazer quadrinhos ou desenhos conquistar espaço no mercado de trabalho?
Vou ser sincero, não há muitos lugares pra ir quando você segue uma linha diferente de trabalho, no meu caso ficção científica e terror, sendo que muitos torcem o nariz quando percebem o produto nacional. Há um certo preconceito contra algo feito aqui, preconceito este que muitos quadrinistas ajudam a propagar, pois infelizmente poucos são unidos e por isso muitos trabalham pra fora.
Quais são seus projetos atuais? Esta envolvido com algum estúdio?
Tenho uma história que estou escrevendo e fazendo os designs, mas é a longo prazo. Faço alguns trabalhos esporádicos e atualmente trabalho em um estúdio de mangá, o Mangá Studio Japan Sunset.
Além disso tudo, você ainda faz alguns trabalhos freelancers e um trabalho de ficção, certo? Como você concilia seu tempo para tantos projetos? Fala um pouquinho de cada um desses.
Bom, no mercado de quadrinhos atuo mais como roteirista, colorista e arte-finalista. Gosto de escrever por enquanto para treinar minha narrativa e quero sim publicar, só falta a oportunidade certa. Não tenho aquela pretensão de ser um guru disso ou aquilo, quero apenas expor meu trabalho e alguém gostar e se distrair, ótimo. Para esses projetos trabalho mais de madrugada e nos domingos pelo fato de trabalhar de segunda á sábado. No momento, estou escrevendo uma série de ficção científica com uma temática diferente, desenho alguns designs e agora estou revisando histórias antigas para aproveitar algumas ideias e me surpreendo em ver como eu pensava aos 21 e hoje aos 34. Espero que as pessoas gostem do que vem por aí.
vratixe_made01
Quando você entrou na SAGA, quais eram suas expectativas em relação ao curso? Elas estão sendo cumpridas?
Tinha mais era curiosidade em conhecer a SAGA e estudar algo novo, estava quase desistindo de desenhar, conheci vocês e a estrutura em que ensinam, não conhecia muito mas me surpreendeu como vocês trabalham, tenho gostado desde então e voltei a gostar de artes.
Quais são seus planos para o futuro?
Bom, economicamente montar uma gráfica rápida e tendo um pouco de grana poder tocar meus projetos mais calmamente, além de mostrar um pouco de minha arte.
Parabéns pelo trabalho e boa sorte nos seus projetos, Ricardo!
Valeu pela oportunidade, muito obrigado!
01
———–
eu

Ricardo Bomfim é aluno da SAGA em São Paulo, na unidade da Lapa

No comments: