Friday, November 4, 2011

Quadrinistas tomam conta da noite carioca


Atraídos à cidade pela Rio Comicon 2011, artistas se reúnem em festas marcadas pela troca de informação e divulgação de trabalhos alternativos

A festa que deu origem à programação paralela da Rio Comicon
A festa que deu origem à programação paralela da Rio Comicon (Divulgação/Diego Coelho)
A festa já parecia ótima: quadrinistas trocavam e-mails com ilustradores, fãs pediam autógrafos aos artistas preferidos, blogueiros de HQ trocavam emails, tudo ao som de rock 'n roll. Foi quando um ilustrador mais avesso à pista de dança puxou um giz e atacou a lousa. Outro emandou o traço e ampliou a arte do colega. De repente, quase toda festa estava desenhando a parede da Rock'n Drinks, em Copacabana, deixando na casa um mural cheio de personagens criados ali, na hora, como uma imensa página de quadrinhos. É mais ou menos este o clima da Off Rio Comicon, programação de festas paralela à Rio Comicon, que vai até domingo na Estação Leopoldina.

A festa da Rock 'n Drinks original aconteceu durante a Rio Comicon do ano passado. E foi só a primeira. Organizada pelo editor da revista independente Tarja Preta e diretor do documentário Malditos Cartunistas, Daniel Garcia, mais conhecido como Juca, a Off Rio Comicon deste ano abriu o calendário na quinta-feira, junto com o início da feira oficial, ao som do jazz da banda Lotus Combo na Taverna, em Copacabana.

“É uma oportunidade rara para amigos, profissionais, amadores, aspirantes e interessados da área dos quadrinhos se conhecerem e trocarem ideias. O Rio Comicon atrai muita gente de fora da cidade, do país, que faz questão de conhecer a cidade e pessoas. E o surgimento de uma programação noturna à altura da diversidade da feira era inevitável", comenta Juca, que costuma sair das festas cheio de revistas que não conhecia, e-mails, endereços de sites anotados em guardanapos.

A programação da noite desta sexta-feira prossegue a partir das 20h, com o lançamento da revista Tarja Preta # 7, na La Cucaracha Bazar e Galeria, na Rua Teixeira de Melo, 31, em Ipanema. Outra opção para a noite é a festa Chama Dancehall, a partir das 23h, que vai acontecer no Centro Cultural Lapa, na Ladeira Santa Teresa, 6, na Lapa, com os DJs Maira Guarabyra, Giu Costa e Raoni Mouchoque (R$ 20).

Amanhã, acontece o grande evento que deve reunir participantes e frequentadores da Rio Comicon: a Grande Festa dos Quadrinhos (In)dependentes, no Centro Cultural Fazenda Tolstoi, na Rua Álvaro Ramos, 394, em Botafogo (R$ 10). A festa começa às 22h e terá o som das bandas Chapamamba e Tex Mex Trio. Serão exibidos vídeos inéditos da TV Quase!, o canal eletrônico da revista capixaba de humor Quase!.

"Desde 2007, no Fiq (Festival de Quadrinos Bienal em Belo Horizonte), já vem sendo desenvolvida uma parceria entre as pessoas que editam e fazem quadrinhos independentes, dividindo estande e agitando alguma festa à noite. A este grupo foram se agregando outras publicações, como a Samba, Bebeléu, Calendário Pindura, Golden Shower. Essa galera se auto-batizou 'Quadrinhos Dependentes'. Por estar no mesmo barco, todo mundo ficou amigo e leitores uns dos outros. Com a Rio Comicon acontecendo anualmente, essa parceria se fortalece", defende Juca.

Na festa de sábado serão lançados o Calendário Pindura 2012 (um calendário todo ilustrado por artistas nacionais); além das novas edições das revistas Samba, Tarja Preta, Beleléu, Golden Shower, Prego, A Bolha Editora e da revista-pôster Subsolo, do blog Subsolo Discos, do cartunista Sandro Menezes. "Todas essas publicações se superaram em termos de qualidade gráfica, batendo de frente com qualquer livro de editora grande", diz Juca.
Fonte:

No comments: