Friday, November 11, 2011

Mauricio de Sousa revela novidades durante o FIQ em BH




BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — Referência no cenário dos quadrinhos, Mauricio de Sousa é o grande homenageado desta 7°edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ). O autor da Turma da Mônica participou de coletivas, bate-papos e sessões de autógrafos ao longo do evento, encantando crianças e adultos com sua simpatia. Aproveitou a deixa, para anunciar seu novo projeto: o lançamento de graphic novels com a Turma da Mônica, desta vez nos traços de renomados quadrinistas brasileiros.

Segundo Mauricio, esses artistas farão releituras de seus personagens, cada um ao seu estilo, mas conservando sempre características que são peculiares aos personagens. Esclareceu ainda, que eles terão liberdade para criar as histórias, mas as temáticas leves e educativas permanecerão. As primeiras graphic novels deverão ser lançadas em 2012. Todas com histórias completas em 72 páginas e no formato 19 x 27,5 cm.

O quadrinista paraibano Shiko foi escolhido para dar novos traços a Piteco. O ilustrador já criou fanzines, capas de discos independentes, storyboard para filmes publicitários e ainda é autor de grafites das ruas de João Pessoa. A experiência não é nova para o artista, que já participou da Mauricio de Sousa Produções (MSP) - Novos 50, fazendo uma história do personagem Astronauta.

Gustavo Duarte será responsável pela Graphic MSP - Chico Bento. Ele é chargista do jornal Lance! e autor dos álbuns Có, Taxi e Birds. Foi vencedor do prêmio HQ Mix, deste ano, na categoria Melhor Caricaturista e Melhor Edição Única com a obra Taxi. O artista participou da coletânea MSP 50 com ilustrações de Bugu.

A dupla mineira de irmãos Vitor e Luciana Cafaggi farão roteiro e ilustrações da Graphic MSP - Turma da Mônica. Vitor é responsável pela tirinha Valente no jornal O Globo e também participou da MSP 50, fazendo uma história do Chico Bento. Luciana produz a tira Los Pantozelos para a internet e também participa do site sobre quadrinhos Lady`s Comics.

Danilo Beyruth ficou com a Graphic MSP – Astronauta. Já participou da coletânea MSP + 50, com uma história da Turma do Penadinho. Beyruth é o criador do personagem Necronauta e autor da graphic novel Bando de Dois, com a qual conquistou o prêmio HQ Mix nas categorias Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Edição Especial Nacional.


Mais Mauricio

Durante coletiva no FIQ, o autor da Turma da Mônica deu dicas para os novos quadrinistas e, mesmo reconhecendo que o início é sempre difícil, afirmou que se o desejo tornar-se meta, a pessoa conquistará o seu lugar. Mauricio contou que tinha vontade de ser quadrinista desde criança em Mogi das Cruzes. Buscando aperfeiçoar-se na técnica, mudou-se para São Paulo, ainda jovem. Na época, foi trabalhar em conhecidos jornais paulistas, o que, segundo ele, ajudou a impulsionar sua carreira.

Mauricio revelou ainda, que o trabalho em equipe é uma constante em suas publicações, assim como a preocupação em contar histórias leves, esperançosas e divertidas. Não à toa, o autor detém hoje 86% do mercado infanto-juvenil no Brasil. De acordo com Mauricio, o segredo para o sucesso na comunicação com tantas gerações é o fato de ser pais de dez filhos. “Tenho filhos de 13 a 52 anos, então tive de aprender a falar dez línguas diferentes”, contou.


Principais prêmios, títulos e homenagens

• Prêmio Gran Guinigi, pela revista Mônica, no Congresso Internacional de Lucca, Itália, 1971.

• Troféu Yellow Kid, o “Oscar dos Quadrinhos Mundiais”, no Congresso Internacional de histórias em quadrinhos de Lucca, Itália, 1971.

• Honrado pelo presidente da República com a medalha dos Direitos Humanos, Brasília, 1998.

• Prêmio de Literatura Infantil da Academia Brasileira de Letras pelo livro A Turma da Mônica, 1999.

• Prêmio Destaque de Comércio Exterior (outorgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, como reconhecimento e incentivo ao segmento exportador), Rio de Janeiro, 2002”.

• Medalha e certificado de Campeão de Saúde das Américas da PAHO (Organização Pan-Americana da Saúde), pela valiosa contribuição para as campanhas de promoção da saúde e para a melhoria da qualidade de vida das populações das Américas, Washington, 2002.

• Certificado do ISO – Instituto Solidariedade –, como reconhecimento da Empresa Solidária Mauricio de Sousa Produções pela contribuição junto às organizações comunitárias não-governamentais, São Paulo, 2002.

• Título de Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche, de Pittsburgh, pelos serviços prestados ao público infantil, 2001.

• Audiência com Sua Santidade Papa João Paulo II, no Vaticano e Medalha do Vaticano confirmando a sua nomeação como Membro do Conselho Administrativo do Centro Cultural Papa João Paulo II em Washington, DC, 2004.

• Homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche, no carnaval de São Paulo, com o enredo Com Mauricio de Sousa, a Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar, 2007.

• Em maio de 2008, Mauricio de Sousa foi condecorado com a Medalha de Vermeil, honraria conferida anualmente pela Academia de Arte, Ciência e Letras da França, entidade criada em 1915 para defender, estimular e promover a arte, cultura, francofonia (adoção do idioma francês) e os criadores e talentos destacados nessas áreas.

• Também em maio de 2008, Mauricio de Sousa é indicado, numa pesquisa realizada pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, como um dos dez escritores mais admirados do Brasil.

• Em dezembro de 2010, Mauricio de Sousa foi eleito para ocupar a cadeira nº 24 da Academia Paulista de Letras.

• Em 2011, Mauricio uniu-se à Digital 21 e criou a empresa MSDP – Mauricio de Sousa Digital Productions, que trabalhará tanto com animações como Turma do Penadinho e Turma da Mônica Jovem, quanto com produtos para mídias como IPad, Iphone, videogames etc.

• Em abril de 2011, Mauricio de Sousa ganhou o Prêmio Pulcinella, no Festival Cartoons on the Bay, em Rapallo, região de Gênova, na Itália, pelo conjunto de sua obra no mercado de animação.

Programação

Para conferir as novidades do FIQ e conhecer a programação completa, visite o site oficial do Festival Internacional de Quadrinhos http://fiqbh.com.br

Fonte:

 

Compartilhe e Espalhe por aí:















No comments: