Sunday, November 27, 2011


Maurício de Sousa lança revista para Mercosul

Categoria: AntenadoQuadrinhos
O cartunista Maurício de Sousa lançou ontem (16), durante as reuniões de integrantes do Mercosul, em Foz do Iguaçu, uma revista da Turma da Mônica voltada aos países do bloco sul-americano. A revista, que tem patrocínio da Itaipu Binacional, terá versões em português, espanhol e guarani. “A união dos países do Sul é uma bandeira para o futuro”, disse Sousa. “Se conseguirmos que nossas crianças em princípio comecem a falar os idiomas da região poderemos mostrar o grande espetáculo da união dos povos para os próximos decênios.”
Segundo o cartunista, o desenho é a forma mais rápida de atingir as crianças, por isso ele foi convidado pelos governos dos países que formam o Mercosul para colaborar. Souza acentuou que, se depender dele, o projeto não para mais. “Minha proposta é estimular o aparecimento de novos artistas que possam contracenar com a Turma da Mônica em grandes aventuras de fé e esperança, em defesa da ecologia, da moral e dos valores”, disse. “Está faltando o desenhista sul-americano. Temos que parar de olhar para o mar e voltarmos o olhar para os nossos vizinhos.”
Na história lançada ontem, os personagens de Maurício de Sousa conversam sobre o Mercosul, tendo cada um dos quatro países-membros um “anjinho”. O aparecimento do “anjinho” da Venezuela é prometido para a próxima história. “Sua participação está sendo ansiosamente aguardada pelos outros países irmãos”, diz um dos personagens. Depois, de forma simples, são mostradas algumas características de cada um dos países. No final, há um álbum de figurinhas, que precisam apenas ser recortadas e coladas.
(Evandro Fadel)
Fonte:

No comments: