Thursday, November 24, 2011


Lar dos Velhinhos expõe obras com material reciclável no Espaço Chatô

Publicação: 24/11/2011 08:48 Atualização:
Obras com material reciclável ficarão expostas até o próximo dia 9 (Clausem Bonifacio/Divulgação )
Obras com material reciclável ficarão expostas até o próximo dia 9
O pessoal da melhor idade tem muito para oferecer, principalmente quando o assunto é a criatividade. Prova disso é a exposição Os papéis da vida, que começa hoje no Espaço Chatô (Setor de Indústrias Gráficas), com obras produzidas no Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes (Sobradinho). Folhas de papel que iriam para o lixo são reutilizadas ganham formas inusitadas até se transformarem em verdadeiras peças de arte.

A exposição conta com esculturas de papel machê produzidas pelos 25 idosos da Oficina de reciclagem, reaproveitamento de materiais e produção de papel artesanal do Lar dos Velhinhos. Uma das responsáveis pelo evento, a diretora voluntária do asilo, Sílvia Helena, conta que se trata de uma oportunidade única para mostrar o trabalho realizado por lá. “São peças inéditas feitas com material reutilizável. Queremos divulgar as obras dos idosos das oficinas, assim eles podem ter o reconhecimento merecido.” 

A diretora da instituição também espera conseguir recursos para o local com a comercialização das obras. “Além de mostrar que fazemos um trabalho sério e bonito, o dinheiro angariado com a venda das peças vai ser usado na manutenção do lar”, explicou. O verão e suas cores fortes foram as principais fontes de inspiração dos idosos. “Temos árvores, algumas de Natal, aproveitando o fim de ano, e muitas flores. Tudo é bem colorido”, diz Helena. 

Cerca de 15 pratos produzidos pelos idosos com papel marché ganharam os toques do artista Nem Soares. Ele pintou as peças e as cedeu para o acervo de Os papéis da vida. “Com certeza enriqueceu muito a exposição, as obras ficaram fantásticas”, conta Helena. 

Atualmente, o Lar dos Velhinhos abriga 60 idosos, porém, apenas uma parte deles participa da oficina que deu origem à exposição. Segundo a diretora, alguns deles já estão muito debilitados e não conseguem mais comparecer regularmente aos encontros semanais. “Temos pacientes que são muito dependentes e não têm mais forças para participar.”

Voluntários
O Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes é uma instituição de caridade abriga atualmente 60 idosos que não têm condições de se sustentar ou possuem famílias em situação de exclusão social. O local funciona com a ajuda de voluntários comprometidos com o bem-estar do pessoal.


OS PAPÉIS DA VIDA
Exposição no Espaço Chatô (SIG, Quadra 2, Lote 340, Sede do Correio Braziliense). Começa hoje e vai até 9 de dezembro, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira. Classificação livre. Informações: 3214-1350
.

No comments: