Friday, November 11, 2011

Elementos do Estilo Mangá

Por Renato Lebeau | 28 janeiro de 2011


Acaba de ser lançado o livro Elementos do Estilo Mangá, de João Henrique Lopes.  O livro que pode ser adquirido aqui, não é mais um manual de mangá, como tantos no mercado. Ao invés de mostrar modelos de olhos, bocas e corpos prontos para serem copiados, a publicação se foca na busca da essência do estilo, ou seja, daquilo que faz com que um desenho seja um mangá.
O autor usou como material de estudo dezenas de mangás e livros relacionados ao assunto e traça comparações entre o mangá e outras artes e se utiliza de uma bibliografia extensa. Dessas comparações ele chega a algumas conclusões como os manuais típicos de mangá são ineficientes porque apenas apresentam modelos para cópia, e não explicam os princípios gerais do estilo, os quais dariam mais liberdade aos desenhistas que deseja se desenvolver na técnica.
A obra mostra uma análise etimológica de mangá, que ajuda a desfazer muitos mal-entendidos sobre a palavra. Mas o enfoque do livro não é a história do mangá, nem seus aspectos sociais e econômicos. Aqui, o mangá não é apenas um meio para se entender outros assuntos, a técnica não é ‘mera técnica’.
Para o autor, é justamente no domínio das técnicas, na atenção ao detalhe e no fluir dos traços que o mangá oferece as lições mais valiosas, e na obra ele identifica princípios com espontaneidade, simplicidade e notam no qual ele explica e exemplifica, demonstrando aplicações desses princípios.
Elementos do Estilo Mangá é uma leitura instigante, útil não apenas aos fãs de mangá, mas a todos que se interessam por artes visuais.
Elementos do Estilo Mangá 
Autor: João Henrique Lopes
96 páginas
R$ 20,00
Fonte:

No comments: