Wednesday, November 2, 2011

Artista nikkei faz exposição em São Paulo

'Tenho a sorte de viver totalmente do que gosto', diz Catarina Gushiken 


por Henrique J. Minatogawa
20.10.2011
A artista Catarina Gushiken
A artista Catarina Gushiken
A artista Catarina Gushiken é nipo-descendente (nikkei); seus avós maternos são da província de Okinawa. “Como mestiça, minhas referências são misturadas. Gosto muito de juntar a cultura oriental e ocidental”, disse a artista, que tem seu próprio estúdio, onde, além de desenvolver suas obras, ministra aulas de arte.
Catarina também já fez live painting, que envolve artes visuais em uma performance ao vivo, geralmente acompanhada por música.
O trabalho da artista Catarina Gushiken está na exposição “Despindo o Vazio“, na galeria Urban Arts, em São Paulo, até o dia 29 de outubro. Para acessar seu site, clique aqui.
Leia, a seguir, entrevista com Catarina GushikenCatarina GushikenCatarina Gushiken
Atualmente, elementos relacionados ao oriente têm maior reconhecimento internacional, no sentido de não ser algo estritamente étnico?
Como mestiça, minhas referências são misturadas. Gosto muito de juntar a cultura oriental e ocidental. Ao mesmo tempo em que utilizo vários elementos tipicamente orientais, meu trabalho traz uma linguagem orgânica, cheia de movimentos e cores; que acredito remeter a uma cultura mais brasileira.
Como foi o projeto “Colorindo a Aclimação”? Encontrou algum tipo de resistência ou incentivo por parte dos moradores e autoridades locais?
Sim, ouvi todo tipo de coisa quando fui pintar os muros da Aclimação. Fui pedir em alguns lugares privados para que liberassem algum muro mal cuidado para que eu pintasse, e algumas pessoas recusaram por diversos motivos. Por outro lado, enquanto pintava a escadaria, ouvi vários elogios que se tornaram um forte incentivo para que eu continuasse. Lembro-me bem de um senhor que varria a frente da escadaria para preservar meu desenho. Foi emocionante.
[A entrevista continua após a galeria de fotos abaixo.]

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria de imagens com alguns trabalhos da artista Catarina Gushiken
Continuação - páginas: 1 2 3

Fonte:
http://madeinjapan.uol.com.br/2011/10/20/artista-nikkei-faz-exposicao-em-sao-paulo/

No comments: