Thursday, September 1, 2011

Uma história da guerra viking




História & Literatura Germano-Escandinava, Vol. 3

Por: Renan Marques Birro
Uma História da Guerra Viking, de Renan Marques Birro, revela o esforço intelectual de um jovem e arguto pesquisador, que em seu primeiro livro já demonstra a admirável capacidade de unir rigor analítico, maestria no trato das fontes e uma escrita instigante da história – qualidades indispensáveis ao bom historiador.

O livro aborda o processo de cristianização e o seu complexo trânsito cultural entre ritos cristãos e “pagãos” nas regiões da Europa nórdica, entre os séculos IX e XIII. Nenhum um pouco óbvio, o avanço da cristianização na Escandinávia teria seguido contornos próprios, entre traduções culturais e jogos políticos locais que efetivaram no tempo a adoção do catolicismo naquelas paragens de fronteira. Renan Birro também nos brinda com uma história social da Escandinávia a partir da riquíssima literatura islandesa medieval, reveladora de um mundo onde o imaginário da guerra permeava os contatos com a temporalidade e com a historicidade, categorias fortemente marcadas pela tradição oral.

Esse excelente trabalho nos apresenta um mundo ainda pouco conhecido do público brasileiro, mas igualmente rico em saberes e experiências. Tem-se aqui uma obra que nos impele ao desafio da alteridade pelos sabores requintados do passado, ou melhor, de seus rastros. Portanto, se o passado é um país estrangeiro, como nos advertira Peter Burke, Birro cumpre bem a tarefa de mediação com o presente, tentando conciliar verossimilhança e inteligibilidade na escrita. Ao leitor, tenha em mãos uma boa história e bon appetiti!

Impresso
R$ 31,99

Autor: Renan Marques BirroTema: Literatura EstrangeiraCiências Humanas e SociaisGeografia e HistoriaPalavras-chave: arqueologia, história, islândia, literatura, medieval, vikings
Número de páginas: 158
Peso: 348 gramas
Edição: 1(2011)
ISBN: 978-85-61857-05-9
Acabamento da capa: Papel Couché 300g/m², 4x0, laminação fosca. 
Acabamento do miolo: Papel offset 75g/m², 1x1, cadernos fresados e colados (para livros com mais de 70 páginas) ou grampeados (para livros com menos de 70 páginas), A5 Preto e Branco.
Formato: Médio (140x210mm), brochura com orelhas. 
Fonte:

No comments: